Após ser derrotado nas semifinais da NBA para o São Paulo, o Flamengo já foca todas as suas atenções para a próxima temporada da competição, onde irá tentar recuperar o trono de campeão do Novo Basquete Brasil. A equipe conquistou em 2020/21, e é a maior vencedora da competição. Para voltar aos grandes tempos, o clube carioca irá enfrentar, em um amistoso, uma das maiores franquias da NBA.
Vindo de uma temporada para esquecer, o Orlando Magic, equipe de Kevon Harris e Caleb Houstan, irá enfrentar o Flamengo em um amistoso. Campeão em seis oportunidades da divisão e duas vezes da conferência, o Magic tem experiência em chegar em finais de NBA, porém ainda não conquistou o torneio. Na atual temporada foi uma das últimas da sua chave e irá passar por uma reformulação para voltar a sonhar alto.
Já o Flamengo, com seus sete títulos no basquete, é disparado o maior campeão da competição. Para se ter uma ideia, o Lobos Brasília, é o segundo com três conquistas, sendo que desde 2017 não disputa nenhuma competição. Quem pode se aproximar e chegar perto do Lobos é o Franca, atual campeão e que pode repetir o resultado nesta temporada.
Porem, na primeira partida jogando em casa, o Franca foi derrotado pelo São Paulo, por uma diferença de dez pontos e, se voltar a repetir o resultado negativo, poderá ver o tricolor conquistar um título inédito.
Outros confrontos entre Flamengo e franquias da NBA
O amistoso entre Orlando Magic e Flamengo, que irá acontecer nos Estados Unidos, no dia 20 de outubro, às 20h (no horário de Brasília), não é inédito na história do clube, Em 2014, o clube botou 14 mil pessoas no ginásio do Magic, para enfrentar os times da casa, este um recorde de pré-temporada que o clube americano acabou batendo. No final os cariocas perderam por 106 a 88. Naquele mesmo ainda seriam derrotados pelo Suns e atropelados pelo Memphis Grizzlers, por 112 x 72.