No Campeonato Brasileiro, o Santos Futebol Clube vive o seu pior momento em toda a história. A equipe paulista segue na zona de rebaixamento e no momento abre o Z4 com apenas 21 pontos conquistados. O Peixe soma apenas cinco vitórias na competição, além de seis empates e 12 derrotas, a pior marca do clube em toda a história dos pontos corridos até o momento.
Além disso, a equipe soma a incrível marca negativa de apenas duas vitórias nos últimos 22 jogos. Ou seja, tem um aproveitamento de apenas 42,86%. Vale ressaltar, que se somam os jogos do Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e também Copa do Brasil.
Santos anuncia saída de Diego Aguirre
No último dia sete de agosto, o Santos anunciou a chegada do treinador Diego Aguirre, o uruguaio chegou para ser o oitavo treinador do time santista sobe a gestão de Andrés Rueda, presidente do clube.
Sob olhares de preocupação e insatisfação do torcedor, Aguirre iniciou o seu trabalho e uma das primeiras coisas foi voltar a utilizar Soteldo, até então afastado por Paulo Turra antigo treinador.
Até Aqui, Diego Aguirre comandou o Santos em cinco partidas, todas pelo Campeonato Brasileiro. Sob seu comando o Peixe bateu apenas o Grêmio na Vila Belmiro, desde então perdeu quatro partidas, sendo três seguidas.
Na rodada passada diante do Cruzeiro, a derrota em casa foi a gota Gota d'água para a gestão que optou por demitir Aguirre com cinco jogos no cargo.
Por decisão do Comitê de Gestão e da coordenadoria de futebol, o técnico Diego Aguirre não comanda mais o time profissional do Santos Futebol Clube. O treinador foi comunicado da decisão pelo coordenador técnico Alexandre Gallo, na tarde desta sexta-feira (15). Também deixam os… pic.twitter.com/NAAKvQ9cWU
— Santos FC (@SantosFC) September 15, 2023
Técnicos no Santos na gestão Andrés Rueda
No início de 2021, Andrés Rueda assumiu a presidência do Santos FC, na ocasião, pegou um time basicamente estruturado e que tinha Cuca como treinador. No entanto, o próprio treinador havia anunciado que não iria ficar no comando técnico do time, portanto, iniciava ali a busca por um novo nome para o cargo.
Desde então, iniciava ali um martírio de treinadores a frente do time. Ao todo, foram oito técnicos que assumiram o Santos desde o início da gestão Andrés Rueda. Veja abaixo os nomes e aproveitamento;
- Ariel Holan: 12 Jogos, quatro vitórias, três empates, cinco derrotas – 42% de aproveitamento
- Fernando Diniz: 31 jogos, 11 vitórias, oito empates, 12 derrotas – 44% de aproveitamento
- Fábio Carille: 27 jogos, nove vitórias, 10 empates, oito derrotas – 46% de aproveitamento
- Fabián Bustos: 30 jogos, nove vitórias, 13 empates, oito derrotas – 44% de aproveitamento
- Lisca: 8 jogos, duas vitórias, três empates, três derrotas – 37,5% de aproveitamento
- Odair Hellmann: 34 jogos, 11 vitórias, 12 empates, 11 derrotas – 44% de aproveitamento
- Paulo Turra: sete jogos, uma vitória, três empates, três derrotas – 25,8%
- Diego Aguirre: Cinco jogos, uma vitória, quatro derrotas – 20% de aproveitamento