A surpreendente eliminação da seleção de Portugal, vem rendendo muitas criticas ao treinador Fernando Santos. Nas redes sociais, um embaixador de Portugal criticou o trabalho do técnico, sendo respondido pelo filho do selecionador.
No último sábado (10), Portugual perdeu por 1 x 0 para a surpreendente Seleção Marroquina, com uma das melhores campanhas da Copa do Mundo 2022, e se despediu da competição e encerrando o sonho de conquistar o primeiro título.
Embaixador de Portugal e filho de Fernando Santos trocam farpas nas redes sociais
O trabalho de Fernando Santos na seleção de Portugal não vem agradando os torcedores nas últimas temporadas, principalmente após o desempenho na Copa do Mundo 2022. A equipe chegou até as quartas de final, mas contou com uma queda de rendimento nas partidas, principalmente no confronto contra o Marrocos, quando perdeu por 1 x 0 e foi eliminado do mundial.
O embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno, criticou fortemente o treinador português em uma publicação no Linkedin. Posteriormente, ele apagou o texto. “Um treinador que não soube sair por cima quando tinha tudo para fazer. Como campeão Europeu e vencedor da 1ª Liga das Nações ficaria para sempre na história. Eu próprio votaria e faria lobby para que rotundas pelo país inteiro tivessem o seu nome” e acrescenta que Fernando Santos é refém da ‘sua incapacidade tática, do medo, da incoerência' e principalmente da ‘pequenez'.
Em seguida, Sereno afirma que é triste ser eliminado da forma como Portugal perdeu e critica a Federação Portuguesa de Futebol. “A insistência da FPF em Fernando Santos é doentia e vice-versa”, disse o político. Além disso, ele utiliza alguns exemplos de treinadores que deixaram o comando da seleção assim que foram eliminados da Copa do Mundo, como Tite, Luís Enrique e Roberto Martínez.
Entretanto, Luis Santos, filho do técnico Fernando Santos, respondeu a publicação de Vítor Sereno. “O Sr. Embaixador tem direito à sua opinião. Mas escrever publica e gratuitamente da ‘pequenez' de quem deu tanto à sua pátria, pode não ser digno da posição que ocupa”, afirma o filho do treinador.
Na sequência, Luis comenta sobre a trajetória de seu pai na seleção de Portugal, que levou o país pela terceira vez para as quartas de final e ‘caiu de pé', acrescentando que Fernando Santos também conquistou a Eurocopa e Liga das Nações, sendo os únicos títulos da seleção. “Falta de gratidão”, finalizou.
Nesta segunda-feira (12), o Ministério dos Negócios Estrangeiros, declarou à CNN Portugal, que não possuí relação com as declarações de Vítor Sereno, tratando de ser uma opinião pessoal do embaixador.