O ex-treinador de futebol Emerson Leão teve a sua casa assaltada no Jardim Paulista, Zona Oeste de São Paulo. O ex-técnico não estava na residência quando crime aconteceu, na manhã do último domingo (6).
Ao retornar para casa com a esposa, Leão se deparou com o portão de entrada e outras portas arrombadas. Logo, constatou que alguns itens foram roubados, como bolsa, joias e relógios de ouro. Além disso, troféus e medalhas foram levados embora.
De acordo com a Polícia Civil, Leão contou que saiu da residência na quinta-feira (3) e, ao retornar no domingo (6), viu que o portão de entrada e as portas estavam abertos.
A perícia foi acionada, mas os suspeitos ainda não foram identificados. O caso foi registrado no 15º Distrito Policial e encaminhado para a 14ª em Pinheiros, Zona Oeste da Capital.
+ Os 5 maiores treinadores da história do Palmeiras
Carreira de Leão
Emerson Leão iniciou sua carreira nas categorias de base do São José, como goleiro. Posteriormente, foi para o Comercial, de Ribeirão Preto, onde se tornou profissional.
Como jogador, acumula passagens por Palmeiras, onde venceu campeonatos estaduais e nacionais, Vasco da Gama, Grêmio, Corinthians e Sport.
Já como treinador, seu primeiro clube foi o Sport, para alguns vencendo o Campeonato Brasileiro de 1987 e para outros ficando com o vice. Em seguida, passou por várias outras equipes: Coritiba, Atlético-MG, Palmeiras, Portuguesa, São José-SP, XV de Piracicaba, Shimizu S-Pulse do Japão, Juventude, Athletico-PR, Santos, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, São Paulo, Vissel Kobe do Japão, São Caetano, Al-Sadd da Arábia Saudita e Goiás.
Além das equipes acima, Leão também tem passagem pela Seleção Brasileira, em 2000-2001.
Antes de se aposentar, o ex-treinador comandou o São Caetano, no ano de 2012. Atualmente, Leão não está em atividade, mas ocupa cargos de gestor, o mais recente na Portuguesa.
Em entrevista ao programa Seleção Sportv, do canal por assinatura Sportv, Leão, aos 67 anos, explicou a motivação para retornar ao trabalho. Ele destacou que a nova missão será desafiadora.
– Eu acho que encontrei um a Portuguesa muito mais difícil que eu imaginava. Estou dizendo e disse ao nosso presidente. Não vou pôr atleta dentro do campo para jogar com cinco, seis meses de atraso, isso não vai acontecer. Isso é a primeira coisa que eu disse pra ele- comentou Leão, que encontra a Portuguesa na Série A2 do Campeonato Paulista e na Série D do Brasileirão- disse.
Títulos
Jogador
- Comercial
- Copa Ribeirão Preto: 1967
- Palmeiras
- Campeonato Brasileiro: 1969, 1972, 1973
- Campeonato Paulista: 1972, 1974, 1976
- Grêmio
- Campeonato Brasileiro: 1981
- Campeonato Gaúcho: 1980
- Corinthians
- Campeonato Paulista: 1983
- Seleção Brasileira
- Copa do Mundo FIFA: 1970
Treinador
- Sport
- Troféu Roberto Gomes Pedrosa (Módulo Amarelo): 1987[31]
- Campeonato Pernambucano: 2000
- Shimizu S-Pulse
- Copa Kanagawa: 1992
- Verdy Kawasaki
- Copa do Imperador: 1996
- Atlético Mineiro
- Copa Centenário de Belo Horizonte: 1997
- Copa Conmebol: 1997
- Santos
- Copa Conmebol: 1998
- Campeonato Brasileiro: 2002
- São Paulo
- Campeonato Paulista: 2005