Entenda as quatro estrelas da Seleção Uruguaia

Seleção Uruguaia é uma das equipes mais tradicionais do futebol mundial, com sua história ligada diretamente com a criação da Copa do Mundo, sendo prestigiada como anfitriã da primeira edição e garantindo o título e repetindo o feito em 1950. Então, entenda o significado as quatro estrelas da Celeste.

Antes de entender os motivos das quatro estrelas da seleção do Uruguai, será necessário conhecer a história da Copa do Mundo. A primeira edição do torneio foi realizada em 1930, no entanto, até criação da competição, o principal campeonato de seleções eram os Jogos Olímpicos.

Na época, os uruguaios eram uma potência do futebol mundial. Em 1924, nos Jogos Olímpicos de Paris, a Celeste ganhou a medalha de ouro ao derrotar a Suíça na final por 3 x 0. Na edição seguinte, em 1928 e em Amsterdã, garantiu a segunda medalha dourada, dessa vez contra a Argentina e pelo placar de 2 x 1.

O torneio era organizado pela FIFA em parceria com o Comitê Olímpico Internacional, o COI e foi um sucesso. Com isso, o presidente da entidade máxima do futebol na época, Jules Rimet, decidiu criar, em 1928, uma competição reunindo as melhores seleções, surgindo assim a Copa do Mundo.

Como citado anteriormente, a Seleção Uruguaia era uma potência na época. Além das duas medalhas olímpicos, venceram seis das dez primeiras edições da Copa América. Assim, o país foi escolhido para sediar a primeira edição do mundial, garantindo o título posteriormente. Além disso, também levantou o troféu em 1950, edição disputada no Brasil.

Dessa forma, a seleção do Uruguai utiliza quatro estrelas no escudo, em alusão aos dois títulos da Copa do Mundo e as duas medalhas olímpicas.

Seleção Uruguaia reivindica  estrelas

Certamente, outras seleções garantiram o título nos Jogos Olímpicos, mas apenas a Seleção Uruguaia é autorizada a utilizar uma estrela referente a medalha de ouro. Afinal, apenas os jogos de 1924 e 28 foram organizados pela FIFA, que havia decretado que a competição, por seguir os moldes e regulamentos da organização máxima do futebol, era considerada um mundial.

Sendo assim, apenas as duas edições que os uruguaios subiram no lugar mais alto do pódio são considerados títulos mundiais e utilizam as duas estrelas.

Contudo, em 2021, a FIFA enviou um pedido para a fornecedora de materiais esportivos e responsável pela confecção dos uniformes da Seleção Uruguaia, a Puma, que as duas estrelas deveriam ser retiradas.

A Associação Uruguaia de Futebol defendeu a utilização das estrelas, contando com o apoio de historiadores e pesquisadores. “A FIFA sempre reconheceu, inclusive publicamente, que o Uruguai tem quatro mundiais”, disse Gastón Tealdi, presidente da AUF. Assim, a FIFA retirou o pedido.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]