A Copa do Mundo 2022 está no começo, mas um assunto vem rendendo discussões antes da bola rolar na competição. As seleções foram proibidas de utilizarem a braçadeira de capitão ‘One Love', devido as regras do Catar. Portanto, conheça o significa da fixa que é um dos principais assuntos do torneio.
Algumas federações afirmaram que iriam utilizar a braçadeira ‘One Love', pagando a multa imposta pela entidade. Contudo, a FIFA também aplicou outra punição para os capitães que utilizassem a faixa, recebendo um cartão amarelo antes de cada partida.
Conheça a campanha ‘One Love'
Em poucos dias de Copa do Mundo, um assunto vem rendendo muitas discussões. A braçadeira de capitão ‘One Love' é o centro da polêmica envolvendo federações, atletas e FIFA. O motivo é a proibição da utilização da faixa dos líderes da equipe durante as partidas no Catar. A decisão não agradou muitos atletas e treinadores, que já comentaram abertamente a indignação.
A braçadeira de capitão possuí um coração com seis faixas coloridas e o número 1 ao centro. Além disso, também conta com o nome da campanha ‘One Love'.
As diferentes cores do coração possuem diferentes significados. O conjunto com preto, vermelho e verde é o símbolo de raça e origem. Enquanto isso, o rosa, amarelo e azul simbolizam todas as identidades de gêneros e orientações sexuais.
Dessa forma, é uma mistura que simboliza as diferentes raças, origens, identidades de gênero e orientações sexuais presentes na sociedade.
O projeto iniciou no dia 26 de setembro de 2020, no futebol holandês, após a assinatura de 60 representantes de clubes. O lema é inspirado em uma frase de Nelson Mandela, que diz “o futebol tem o poder de unir as pessoas”.
Além disso, também faz parte da campanha Ons Voetbal Is Van Alles, que tem o objetivo de prevenir, identificar e sancionar os casos de racismo no futebol.
Dessa forma, o ‘One Love' é um projeto que busca ajudar as associações a se tornarem mais inclusivas, aumentando a conscientização sobre a diversidade, além de trabalhar em ações nos clubes, com dirigentes, árbitros, federações e árbitros.
‘One Love' no futebol
Desde 2020, na sua criação, o ‘One Love' está presente no futebol, em braçadeiras dos capitães das equipes. Inicialmente, foi utilizada no Campeonato Holandês, até que em novembro de 2020, a seleção local utilizou a faixa em uma partida contra a Espanha.
Com isso, a campanha ganhou destaque internacional, sendo utilizada pela Holanda durante as Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 e alguns amistosos.
Posteriormente, em setembro de 2021, outras seleções também se juntaram a campanha, como a Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, França, Noruega, País de Gales, Suécia e Suíça, sendo utilizada em diversas partidas.
Contudo, a FIFA barrou a utilização da braçadeira na Copa do Mundo 2022. No Catar, a relação entre pessoas do mesmo sexo é proibida por lei, com pena de até sete anos de prisão.
Algumas federações, técnicos e jogadores criticaram a atitude da FIFA. O técnico dinamarquês Kasper Hjulmand lamentou a postura da entidade, com os jogadores que utilizarem a braçadeira recebendo um cartão amarelo. “Pisar no campo e, antes do jogo começar, já receber um cartão amarelo. Isso não é possível”, comentou o treinador.