A Série B está pegando fogo e promete confrontos decisivos nas próximas rodadas. Com mais da metade da competição já disputada até o momento, algumas equipes já começam a enxergar uma possibilidade real de, no próximo ano, disputar a Série A do Brasileirão. Apesar da curta distância entre o primeiro e o sétimo colocado, alguns times já estão com grandes esperanças para conquistar o acesso para a Série A do Brasileirão.
O Vitória já levou mais de 200 mil torcedores ao Barradão na Série B deste ano – foi o primeiro clube do campeonato a alcançar essa marca. pic.twitter.com/krNqqJiDVk
— PELEJA (@PELEJA) August 25, 2023
Enquanto de um lado algumas equipes querem subir para a Série A, outros times, com recente passagem pelo Brasileirão, buscam não irem para uma Série C, como o caso de Avaí, Chapecoense, Ponte Preta e Ceará, que estão bem próximos de serem rebaixados para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
O vexame do Ceará, hoje, diante do Tombense, passa muito pelas péssimas escolhas de Guto Ferreira que, por sua vez, não é o maior culpado por essa draga do time na Série B. pic.twitter.com/TW7WCUvQty
— Kaio Cézar (@kaiocezar_kc) August 27, 2023
Conteúdo
Além de velhos conhecidos, zona do acesso para a Série A tem grandes novidades
Das sete equipes hoje postulantes a conquistar o acesso, quatro delas possuem uma história bem interessante. Guarani, Vila Nova e Criciúma estão um tempinho longe da Série A e buscam retornar a primeira divisão, além disso, o Novorizontino pode jogar o torneio pela primeira vez. Dos sete primeiros colocados hoje na Série B, o Vila Nova é que está mais tempo sem conquistar um acesso para a primeira divisão. O Colorado jogou a Série A pela última vez em 1985, depois acabou batendo na trave.
Guarani e Criciúma, que disputaram pela última vez as edições de 2010 e de 2014, respectivamente, também estão indo em busca de bons resultados, para sonharem ainda mais com grandes momentos. Porém, os times adotam certa cautela, para não decepcionarem seus torcedores.
Em 2022, após a rodada 25 da Série B, o Guarani aparecia na penúltima colocação, com apenas 23 pontos. Na edição atual, após o empate de hoje no Maranhão, o Bugre chega aos 41 pontos, vivo na luta pelo acesso à elite.
Mas, precisa se impor como favorito ao acesso. Apesar de o… pic.twitter.com/ycw3sWuqq5
— GUARANEWS 🇳🇬⭐🏹 (@GUARANEWS1978) August 26, 2023
Vitória está a um passo e meio da Série A, segundo os números
Fazendo uma campanha espetacular na Série B desta temporada, os baianos são fortes candidatos a retornarem para a primeira divisão e se juntarem ao Bahia. Apesar de estar apenas cinco pontos de distância para o último time fora da zona de acesso, as chances do Leão retornar à primeira divisão é de aproximadamente 88,3%. Em seguida, o Sport, que conta com Vagner Love, está com 67% e aparece como praticamente certo na Série A da próxima temporada.
Destaque do Paulistão vem sendo uma surpresa na competição
Thiago Carpini, treinador que levou o Água Santa para a final do Campeonato Paulista, atualmente, se encontra no Juventude e vem fazendo uma campanha espetacular com o time de Caxias do Sul. O clube chegou a frequentar a zona de rebaixamento, mas, depois da chegada do novo comandante, conquistou importantes resultados e hoje é forte candidato a voltar para a primeira divisão.
Um fato curioso é que o Juventude, quarto colocado, neste momento, tem mais chances de conquistar a classificação do que o Criciúma, que está na terceira posição e venceu o Vila Nova na última rodada.
THIAGO CARPINI.
Assumiu o Juventude AFUNDADO na zona de rebaixamento, conquistou 40 PONTOS e colocou o time no G-4 da Série B.
Que técnico, senhoras e senhores!!! 🤌🤍 pic.twitter.com/kxUgrCU1qd
— Carol Freitas (@Carol__Freitas) August 23, 2023
Trio busca ser uma surpresa na Série B
Vila Nova, Guarani e Novorizontino, que hoje estão fora da zona de acesso para a Série A, se encontram, neste momento, com menos chances de conquistarem uma vaga para a primeira divisão. Dos três, o Novorizontino, com 41%, é o que mais se aproxima. Guarani e Vila Nova, neste momento, estão com 34% e 32% de chances de conquistarem o acesso, respectivamente.