A direção da Conmebol já está organizando a final da próxima Libertadores, marcada para 11 de novembro de 2023. O estádio do Morumbi, em São Paulo, é um dos favoritos para sediar a finalíssima da Gloria Eterna. Além da capital paulista, estádios em Medellín e Barranquila, ambos na Colômbia, são outros
Com isso, o Atanasio Girardot, em Medellín, e o Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, poderiam ser sede. Porém, a avaliação de cartolas da Conmebol é de que, comercialmente, se faz necessário impressionar os novos patrocinadores da competição.
Morumbi preferido da Conmebol
A cidade e o estádio, no entanto, serão escolhidos apenas no inicio de 2023, após a Copa do Mundo. Conforme informações do colunista Marcel Rizzo, do UOL, o Morumbi é de fácil acesso dos torcedores e tem uma ótima estrutura. Assim, são esses os critérios pesam na escolha.
O estádio Mané Garrincha, em Brasília, será palco da final da Copa Sul-Americana ano que vem. Portanto, caso a casa do São Paulo Futebol Clube seja de fato, palco da final da Glória Eterna, o Brasil sediará às finais das suas competições mais importantes da America Latina.
No último sábado (29), aconteceu em Guayaquil, no Equador, a final da competição de 2022. A mesma, foi vencida pelo Flamengo pelo placar de 1 x 0 sobre o Athletico Paranaense. Apesar da festa, torcedores reclamaram muito antes, durante e depois da partida.
Motivos e outros candidatos
Alto custo de transporte e o difícil acesso à cidade de Guayaquil, foram os principais motivos de reclamação. Além disso, a próxima final será a primeira com o novo contrato vigente com parceiros recém chegados à entidade. Com isso, a organização precisa ser perfeita e sem erros.
Ainda assim, Buenos Aires tem estádios concorrentes, mas a Argentina teve a final da Sul-Americana, com Córdoba, em 2022, o que enfraquece a demanda.
Foto Destaque: Ricardo Moreira/Getty Images