Investindo cada vez mais na contratação de jogadores estrangeiros, a Saudi Pro League, ou a Liga Saudita, está cada vez mais próxima de passar por um problema que até então era incomum. Os anúncios de Neymar e, possivelmente, de Bono pelo Al-Hilal, além da provável contratação de novos jogadores, irá fazer com que a federação local tenha que mudar o limite de estrangeiros na Liga Saudita.
🚨 Al-Hilal will offer Neymar the following gifts for coming to Saudi Arabia:
• Bentley Continental GT
• Aston Martin DBX
• Lamborghini HuracánThe Brazilian has also ordered 4 Mercedes G Wagon's and a van of the same brand. 🇸🇦💰
He will have a driver and a 25 room mansion.… pic.twitter.com/ZkAzXG9qrx
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) August 16, 2023
Conteúdo
Qual é o limite de estrangeiros na Liga Saudita?
Segundo o regulamento atual da competição, os times podem ter nos seus elencos até oito atletas estrangeiros no seu elenco, sendo que sete pode entrar em campo. A ideia é mesclar jovens jogadores e destaques locais, com os jogadores estrangeiros, favorecendo assim o desenvolvimento da modalidade no país e também o crescimento dos atletas saudistas. Os recentes investimentos demonstram o objetivo de “vender” a Saudi Pro League para outros países, favorecendo uma futura candidatura a sediar uma Copa do Mundo e fazer com que a Seleção da Arábia Saudita possa conquistar resultados melhores.
Federação Saudita planeja aumentar o limite de estrangeiros por equipe
Com as recentes contratações de nomes de fora, o campeonato local conta atualmente com times sobrecarregados de estrangeiros e impossibilitado de colocar todos os reforços em campo. Para resolver este problema, a Federação de Futebol da Arábia Saudita planeja aumentar o limite de estrangeiros para 10 ou 12 para cada time. Isto iria facilitar a vida dos times que recebem investimento do governo local.
Ah-Ahli, Al-Ittihad, Al-Nassr e Al-Hilal, times que contam com diversas estrelas e de jogadores estrangeiros, recebem ajuda do governo local e estão de olho no aumentam do número de estrangeiros, principalmente porque querem anunciar outros reforços vindo de fora da Arábia Saudita. O Al-Nassr, com dez jogadores de fora, está querendo contratar um goleiro estrangeiro e vê em Alisson um bom nome. Além disto, Salah e Mbappe seguem sendo especulados no país.
Confira quais equipes já quebraram o limite de estrangeiros na Liga Saudita
Al-Ettifaq
O clube, atualmente treinado pelo lendário jogador do Liverpool, Gerrard, conta com oito estrangeiros, tendo superado o limite de estrangeiros. Com os números atuais, o clube não pode anunciar novos nomes de fora, só se for aumentado o número de estrangeiros nos elencos.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Tisserand (República do Congo), Paulo Victor (Brasil), Hendry (Escócia), Henderson (Inglaterra), Ozdemir (Turquia), Dembele (França), Quaison (Suécia) e Vitinho (Brasil), Wijnaldum (Holanda) e Demarei Gray (Jamaica)
Al-Nassr
Derrotado nas duas rodadas da Saudi Pro League o Al-Nassr tem atualmente no time 10 jogadores estrangeiros na Liga Saudita. Com os anúncios de Laporte e Otávio, o clube superou o limite de estrangeiros e terá que torcer para uma mudança de regulamento. Aliás, o clube ainda sonha em ter um goleiro vindo e fora, o que deixaria o time com 11 jogadores vindo de fora.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Sadio Mané (Senegal), Alex Telles (Brasil), Cristiano Ronaldo (Portugal), Konan (Costa do Marfim), Fofana (Costa do Marfim), Brozovic (Croácia), Talisca (Brasil), Otávio (Portugal), Laporte (Espanha) e David Ospina (Colômbia), Ghislain Konan (Costa do Marfim).
Al-Shabab
Tendo empatado na última rodada e uma equipe que não contou com grandes investimentos, o Al-Shabab tem vaga de sobra para estrangeiros. Com apenas quatro nomes vindo de fora, o time está longe de atingir o limite de oito atletas vindo de fora e pode anunciar novos nomes para os próximos meses. Entretanto, não faz parte das quatro equipes que recebem apoio do governo local.
Al-Akhdoud
Forte candidato ao rebaixamento e com investimento bem menor do que algumas equipes, o Akhdoud conta com apenas seis estrangeiros em seu elenco e pode buscar mais outros dois nomes para compor o seu time. É, inclusive, uma das poucas equipes que não conta com nenhum brasileiro no plantel.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Kvirkvelia (Geórgia), Burca (Romênia), Collado (Espanha), Pedrosa (Colômbia), Tanase (Romênia) e Mostafe (Egito), Leandre Tawamba (Camarões).
Abha
Outro candidato ao descenso, o Abha conta com poucos estrangeiros na Liga Saudita. Com cinco nomes vindo de fora, o time ainda tem três vagas disponíveis, mas deve ficar de fora de grandes investimentos.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Epassy (Camarões), Toko Ekambi (Camarões), Krychowiak (Polônia), Matic (Sérvia), Kamaro (Guine) e Bguir (Tunísia), como estrangeiros do time.
Al-Hilal
Um dos principais nomes nesta atual janela de transferências, o Al-Hilal anunciou oficialmente a contratação de Neymar, vindo do PSG. Mesmo após anunciar Mitrovic, a equipe ainda quer contratar mais estrangeiros. O time conta atualmente com sete na Liga Saudita, podendo ver este número aumentar consideravelmente nos próximos dias, inclusive superando o limite de estrangeiros.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Malcom (Brasil), Neymar (Brasil), Ruben Neves (Portugal), Michael (Brasil), Koulibaly (Senegal) e Sergej Milinkovic-Savic (Sérvia). Mitrovic (Sérvia) e Bono (Marrocos).
Al-Raed
Formado basicamente por atletas locais, o Raed não tem grandes nomes vindo de fora. O único europeu é Jovicevic, que é croata e atua como técnico da equipe. Na primeira rodada eles foram goleados pelo Al-Ittihad, por 3 x 0.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Loum (Senegal), Sayoud (Argélia) e Berkaoui (Marrocos).
Al-Ittihad
Tendo anunciado as contratações de Kante, Benzema e Fabinho, o Ittihad vem forte para a próxima temporada. Além disso, surgiu a possibilidade da contratação de Salah, que estaria insatisfeito no Liverpool e que gostaria de atuar no futebol do país. O clube está de olho em aumentar o número de estrangeiros, já que conta atualmente com nove.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Marcelo Grohe (Brasil), Romarinho (Brasil), Luiz Felipe (Brasil), Fabinho (Brasil), Benzema (França), Jota (Portugal), Igor Coronado (Brasil), Kante (França) e Hamdallah (Marrocos).
Al-Fateh
Com pouco mais de investimento dos demais, mas não comparado aos quatro grandes do país, o Al-Fateh é um time de meio de tabela e conta no seu elenco com Petros, jogador com passagem pelo São Paulo. Aliás, o brasileiro é o mais conhecido do atual elenco de estrangeiros do time. Também está no limite de jogadores vindo de fora.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Rinne (Suécia), Denayer (Bélgica), Bendebka (Argélia), Petros (Brasil), Batna (Marrocos), Zelarayan (Armênia), Tello (Espanha), Vélez (Espanha).
Al-Taawon
Com o lendário Péricles Chamusca no comando técnico, o Taawon conta com Andrei Girotto, que já foi convocado para a Seleção do Brasil e resolveu tentar a sorte na Arábia Saudita, após um período jogando no futebol europeu. Com um elenco não muito estrelado, deve brigar pelo meio da tabela. Conta também com Mailson, goleiro revelado pelo Sport.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Mailson (Brasil), Andrei Girotto (Brasil), Flávio (Brasil), Mahdioui (Holanda), Medran (Espanha), Tawamba (Camarões).
Al-Riyadh
Outro time forte candidato ao rebaixamento, o Riyadh, tem como seu principal e mais conhecido nome o goleiro Campaña. Revelado pelo Atenas e com passagens pela Seleção do Uruguai, foi contratado nesta temporada após uma passagem pelo Batin. Não conta com brasileiros.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Kurdi (Grécia), Campaña (Uruguai), Arslanagic (Bélgica), Tosca (Romênia), Ndong (Gabão), Toure (Mali), Musona (Zimbábue).
Al-Wehda
Tendo anunciado recentemente a contratação de Ighalo, vindo do Ah-Hilal, da Arábia Saudita. Com um time modesto e tendo a presença única de Anselmo, tem quatro estrangeiros no total e tem como nome mais conhecido o jogador brasileiro, com passagem por Internacional e Palmeiras.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Fajr (Marrocos), Anselmo (Brasil), El Yamiq Jawad (Marrocos), Ighalo (Nigéria).
Al-Feiha
Outro time que vai brigar na parte de baixo da tabela, o Feiha conta com um número considerável de estrangeiros e tem Ricardo no seu elenco como representante do Brasil. Porém, o atleta tem mais passagens pelo futebol europeu do que no seu país, sendo bastante desconhecido da maioria.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Ruiz (Espanha), Onyekuru (Nigéria), Stojkovic (Sérvia), Ricardo (Brasil), Cimirot (Bósnia), Sakala (Zambia) e Pavlok (Sérvia).
Khaleej
Apesar de contar com Lisandro López, com passagem pelo Benfica, a equipe não deve fazer muito no torneio. Aliás, o atacante argentino não é o mesmo que passou por Internacional e Lyon. Apesar do nome igual, este não teve uma carreira tão vitoriosa quanto o outro Lisandro López.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Sehic (Bósnia), Lisandro López (Argentina), Rebocho (Portugal), Jung Woo-Young (Coreia do Sul), Rodrigues (Portugal) e Martins (Portugal).
Al-Taee
Outro com um time relativamente discreto, o Al-Taee foge da regra e não tem grandes investimentos em futebol. Victor Braga, único representante do Brasil no elenco, nunca atuou em solo nacional e construiu boa parte da sua trajetória no futebol português. Está desde a temporada passada no Taee.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Victor Braga (Brasil), Bauer (Alemanha), Roco (Chile), Semedo (Guiné-Bissau), Mensah (Gana), Misidjan (Holanda).
Damac
Outro candidato ao rebaixamento, o Damac não conta com nenhum jogador conhecido e tem apenas quatro estrangeiros no seu time. Assim como a maioria das equipes, não tem um forte investimento em futebol.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Maher (Holanda), Chefai (Argelia), Bedrane (Argelia) e Antolic (Croácia).
Al-Ahli
Com dinheiro do governo local, o Al-Ahli foi as compras e trouxe excelentes nomes. Para o ataque, Roberto Firmino foi anunciado e já vem tendo excelentes atuações. Além disso, Mahrez, com passagens por Manchester City e Leicester, também foi anunciado, assim como Mendy e Ibañez, vindos do Chelsea e da Roma, respectivamente. De olho em novas contratações, mas com o limite de estrangeiros no topo, deve ser um provável destino de Salah.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Mendy (Senegal), Ibanez (Brasil), Roberto Firmino (Brasil), Alioski (Macedônia do Norte), Kessie (Costa do Marfim), Mahrez (Argelia), Boudebouz (Argelia), Merih Demiral (Turquia), Gabri Veiga (Espanha) e Saint-Maximin (França).
Al-Hazm
O nome mais conhecido da equipe é Vina, com passagem recente por Grêmio e Ceará. Também sem o investimento local, não tem alto poder de investimentos e deve brigar para permanecer na primeira divisão.
Estrangeiros na Liga Saudita presentes no time: Vina (Brasil), Dahmen (Tunísia), Traore (Costa do Marfim) e Tozé (Portugal).