Alphonso Davies, que viu de longe o Canadá ir para Copa do Mundo de 2022, marcou o primeiro gol da seleção em Mundiais neste domingo (27), contra a Croácia, pela 2ª rodada da competição. Esta é apenas a segunda participação do time da América do Norte na competição, a primeira foi em 1986. Naquela oportunidade, estava no Grupo C com França, União Soviética e Hungria. Além de ter feito o primeiro tento canadense na história das Copas, foi o gol mais rápido da atual edição e o segundo em todas às outras.
Alphonso Davies faz história em Copas do Mundo
O tento marcado pelo jogador do Bayern de Munique foi marcado com um minuto e oito segundos da etapa inicial, e o mais rápido foi anotado por Hakn Sukur, da Turquia em 2002, contra a Coreia do Sul, aos 11 segundos. Alphonso Davies saiu do refugiado de Gana ainda muito pequeno, quando foi morar em Windsor, Ontario, e, um ano depois, para Edmonton, no Canadá. Chegou na seleção principal em 2017, depois de suas aparições pelo sub-16 um ano antes.
A seleção canadense perdeu na estreia para a Bélgica. Além disso, foi contra os belgas que o lateral-esquerdo perdeu um pênalti, que, inclusive, custou a derrota. Depois de uma goleada de 4 x 0 em cima da Jamaica. Com a vitória, o Canadá foi o primeiro classificado da Concacaf com uma rodada de antecedência.
De longe, o atacante de 21 anos acompanhou o jogo ao vivo nas redes sociais e acabou no chão chorando de emoção após a vitória. A sua seleção se classificou com México e Estados Unidos, também do mesmo continente.
“É a nossa hora de ir à Copa do Mundo. Temos a oportunidade de escrever nossa história. Vamos fazer valer a pena“, disse Davies em um vídeo curto divulgado depois pela federação canadense.
Foto destaque: Marko Djurica/Reuters