A Copa do Mundo está se aproximando do seu final, restam apenas quatro jogos. Dessa forma, já é possível avaliar alguns pontos do mundial, como a arbitragem, até este momento.
Muitos árbitros vêm sendo criticados por suas atuações durante a Copa, por parte da imprensa e dos jogadores. Recentemente, o zagueiro português Pepe fez críticas sérias ao árbitro de Portugal x Marrocos e até mesmo à FIFA em relação aos árbitros escolhidos.
Vale lembrar, além dos árbitros de campo, desde a Copa do Mundo de 2018, existe o auxílio do VAR nos jogos. Além disso, nesta copa, está sendo utilizada a tecnologia do impedimento semiautomático, que identifica com precisão a posição dos jogadores com câmeras no estádio.
Entretanto, mesmo com a tecnologia ao lado dos árbitros, alguns lances polêmicos não deixarão de existir. Visto que existe até mesmo uma divergência e interpretação entre árbitros e os jogadores ou membros da comissão técnica.
Markus Merk vê arbitragem da Copa do Mundo como positiva
Experiente e reconhecido ex-árbitro de FIFA e Bundesliga, Markus Merk, vai à contramão das críticas e enxerga a arbitragem da Copa do Mundo como positiva. Em entrevista a um jornal alemão, ele avaliou como “bom e satisfatório” o desempenho dos colegas de profissão.
Merk ressaltou apenas um jogo como críticas à arbitragem, França x Inglaterra pelas quartas de final. Para ele, a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio não manteve o nível geral, pois não puniu faltas claras, inclusive antes do gol dos franceses, que abriu o placar.
Ainda sobre a arbitragem do brasileiro, o alemão disse ser aberto a outros entendimentos do jogo, mas que não conseguiu entender a atuação de Wilton. Mesmo assim, essa foi sua única crítica clara de todas as partidas da Copa do Mundo.
Durante a entrevista, Merk também falou sobre a pressão dos jogos eliminatórios. Para o alemão, nesses jogos os árbitros necessitam ser mais experientes. Na avaliação dele, alguns profissionais tem deficiências técnicas na decisão de duelos “diferentes e desiguais”.
Markus Merk fala sobre os acréscimos
Perguntado sobre os longos tempos de acréscimos nos jogos da Copa do Mundo, o ex-árbitro se mostrou favorável. Merk disse ser a favor do tempo de paralisação adequado, mas que a implementação disso em todas as competições seria complicado.
Segundo Markus Merk, a ideia ainda não está madura para ser utilizada de imediato. Ainda acrescentou que com tanto tempo de acréscimo, deveria se pensar em tempo de jogo líquido, ou seja, com parada do tempo cada vez que houvesse paralisações na partida.