Com a renúncia de Roberto Martinez após a eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar 2022, o posto de treinador dos Red Devils ficou vago, gerando várias especulações de que Thierry Henry, antigo astro do Arsenal e atual treinador auxiliar da seleção, teria se candidatado ao cargo de treinador da equipe principal.
Quebrando o silêncio, Henry negou que teria pedido o posto de treinador da Bélgica, deixando claro que a verdade deveria prevalecer. Em uma entrevista para a Sky Sports, a lenda do Arsenal disse:
“Gostaria de deixar bem claro que, ao contrário dos relatos escritos, nunca entrei em contato com a Federação Belga de Futebol oferecendo meus serviços como o novo treinador da equipe principal”.
Sendo o número 2 de Martinez, Henry esteve no cargo de auxiliar técnico da seleção nos Mundiais de 2018 e 2022 e na disputa da Eurocopa de 2020.
Ainda que a eliminação no Mundial do Catar tenha sido precoce, a Federação Belga de Futebol fez um anúncio para o novo cargo, deixando evidente que a seleção continuará ambiciosa para o futuro.
“A RBFA está à procura de um treinador de seleção em tempo integral que saiba como vencer.”
Finalizaram dizendo:
“A associação de futebol está procurando um especialista em tática que apoie suas escolhas com dados, tecnologias e parâmetros objetivos e se baseie na experiência e estrutura esportiva da RBFA.”
A saída de Roberto Martinez, agora atual treinador da Seleção Portuguesa de Futebol, não foi tomada de forma imediata perante a lamentável eliminação na Copa do Catar, o espanhol já havia decidido que o Mundial de 2022 seria seu último campeonato a frente dos Red Devils.
“Esse foi meu último jogo com a seleção e é emocionante como você pode imaginar.”
O ex-Bélgica declarou após a derrota contra a Croácia. “Este é o momento de eu aceitar que este dia é o último jogo. Tomei a decisão pouco antes da Copa do Mundo.” A seleção belga continua sem um treinador definido.