Com o desempenho abaixo do esperado no Campeonato Carioca de 2023, o Botafogo possui um problema interno envolvendo o ex-diretor, Lênin Franco, que foi contratado pela equipe carioca em 2021. O ex-funcionário também critica a postura de John Textor.
Botafogo acionado na justiça
O ano de 2023 não começou tranquilo para os torcedores do Botafogo. A equipe do Rio de Janeiro ficou na 5ª colocação na 1ª fase do Campeonato Carioca de 2023 após a derrota para a Portuguesa-RJ. Além disso, o ex- diretor, Lênin Franco, acionou o time e o SAF do clube na justiça.
Segundo o o “Blog do Ancelmo”, publicado no O Globo, o ex-diretor da equipe entrou com uma ação na na 36ª Vara Cível da Comarca da Capital. Lênin Franco alega que o Botafogo possui uma comissão não paga. Essas comissões seriam referentes pelas metas alcançadas durante o trabalho de Lênin.
Dessa maneira, o ex-diretor pede uma indenização, além do valor da causa ser de R$ 569.178,11. Lênin Franco também criticou a maneira de trabalho de John Textor. Em resumo, as críticas são em torno da forma em que o norte-americano lidou com alguns contratos de patrocinadores.
Segundos o ex-diretor, esses patrocínios foram rescindidos de uma forma unilateral bruscamente, incluindo os contratos que o próprio Lênin Franco fechou para o Botafogo. Então, a petição enviou um comunicado referente ao caso:
“Todo o trabalho idealizado, construído e mantido foi simplesmente destruído da noite para o dia, por capricho do investidor, sendo o sócio da Autora (Lênin) automática e repentinamente bombardeado por parceiros comerciais atônitos, fato que gerou enorme desgaste, inclusive, para a sua imagem“.
Com a 5ª posição no Campeonato Carioca de 2023, o Botafogo não disputa as semifinais da competição. Dessa forma, o próximo compromisso da equipe acontece pela Copa do Brasil de 2023, contra o Brasiliense. O jogo acontece nesta quarta-feira (15), às 20h (horário de Brasília), no Kleber Andrade. O Estádio Nilton Santos está em reforma, principalmente no gramado, mas está na etapa final e deve ficar pronto para o início do Brasileirão.
Atualmente, Lênin Franco está no Cruzeiro. No Botafogo, o ex-diretor iniciou a trajetória em julho de 2021, e ficou até março de 2022. A equipe carioca ainda não soltou um comunicado sobre o assunto.
O SAF do Botafogo fez um ano no último dia 11 de março. Então, a equipe do Rio de Janeiro divulgou no site oficial alguns dos feitos após a aquisição de John Textor.
Foto destaque: Vítor Silva/Botafogo