A F1 está no Brasil neste final de semana de 12, 13 e 14 de novembro onde teremos a prova brasileira do calendário 2021 após dois anos. A prova não foi realizada no ano passado por conta da pandemia da Covid-19.
Rebatizada de GP São Paulo por concordância de patrocinadores e contratos, a corrida brasileira segue sendo realizada no velho e conhecido autódromo José Carlos Pace em Interlagos e será a 19ª etapa do calendário.
O circuito brasileiro já foi palco de fortes emoções ao longo dos anos da F1, sem contar a imprevisibilidade do clima paulistano e da região onde ocorre a corrida. A volta na pista de Interlagos conta com mais de 4Km e a corrida terá 71 voltas no domingo.
A corrida mais emblemática vivida recentemente aqui no GP Brasil ocorreu em 2008 quando Felipe Massa perdeu o título mundial na última curva para Lewis Hamilton. Massa venceu o GP do Brasil de ponta a ponta sob forte chuva, mas Hamilton ultrapassou Timo Glock da Toyota na última volta e ficou em 5º, posição suficiente para conquistar o título daquele ano.
Conteúdo
GP Brasil de Interlagos
Sem prova em 2020, o último vencedor do GP Brasil foi Max Verstappen, que hoje chega ao país como líder da competição em 2021 com 19 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton, vice-líder.
Já nos construtores, RBR (477,5) e Mercedes (478,5) estão separadas por um pontinho apenas – com vantagem para a equipe alemã.
Recorde de Interlagos na F1 – O recorde da prova é de Valtteri Bottas – da Mercedes, com o tempo de 1m10s540, marcado em 2018.
GP Brasil terá treino Sprint
A etapa brasileira será mais uma do calendário 2021 a receber o formato Sprint para a formação do grid de largada do domingo. O treino/corrida no sábado valerá pontos: 3 para o primeiro, 2 para o segundo e 1 para o terceiro colocado nesta espécie de “minicorrida” instituída pela F1 este ano.
A classificação para o grid de largada do Sprint se deu na sexta-feira, no mesmo formato atual das tomadas de tempo usadas tradicionalmente para a formação do grid da corrida oficial.
Hamilton, o mais rápido, largaria na pole para a corrida Sprint de 30 minutos que define o grid da corrida de domingo. Largaria, não fosse uma punição da FIA por modificações na asa da Mercedes. Agora, Hamilton largará em último no treino sprint e pra piorar seu rival na busca pelo mundial, Max Verstapenn será o pole. Verstappen havia feito o segundo melhor tempo na sexta.
Veja como fica a largada para o treino no formato corrida Sprint, marcado para iniciar às 16h30:
Here is how we will now line up for #F1Sprint ?#BrazilGP ?? #F1 pic.twitter.com/KYXNJtOiXT
— Formula 1 (@F1) November 13, 2021
Horários do GP do Brasil de F1
Sábado – 13 de novembro
- Treino Livre 2 – 12h – BandSports
- Treino Sprint que forma o grid de largada – 16h30 – Band e BandSports
Domingo – 14 de novembro
- GP de São Paulo – 14h – Band e BandNews FM
Como está o mundial de pilotos
Faltando ainda 4 corridas contando o GP do Brasil para o fim do campeonato, veja como está a classificação antes do GP de Interlagos. O líder Max Verstapenn tem 19 pontos à frente de Lewis Hamilton:
- Max Verstappen RED BULL RACING HONDA – 312,5 pts
- Lewis Hamilton MERCEDES – 293,5 pts
- Valtteri Bottas MERCEDES – 185 pts
- Sergio Perez RED BULL RACING HONDA – 165 pts
- Lando Norris MCLAREN MERCEDES – 150 pts
- Charles Leclerc FERRARI – 138 pts