Aconteceu neste fim de semana mais um GP de Fórmula 1: o Grande Prêmio do Azerbaijão foi a 6ª etapa do circuito mundial. O GP teve emoção do início ao fim e chegou a ter uma relargada faltando 3 voltas para o fim após batida de Verstappen que viu seu pneu estourar na reta e jogar seu carro contra o muro.
A RBR se mostrou mais rápida desde os treinos livres, mas as Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz ameaçavam a vitória da RBR. Hamilton que fez o segundo melhor tempo na classificação teve um bom ritmo de corrida e andou próximo das RBR's durante toda a prova.
Na largada, nenhuma mudança entre os primeiros: Leclerc se manteve na ponta até a 3ª volta, quando Hamilton o ultrapassou. Com ritmo fraco de corrida da Ferrari, Verstappen alcançou também Leclerc e conseguiu a segunda posição na volta 7, indo em busca de Hamilton.
Na primeira parada para troca de pneus, na volta 14, a Mercedes trabalhou mal e fez um pit stop demorado. Verstappen se manteve na pista por mais uma volta e com uma parada digna de excelência da RBR, assumiu a pole na saída dos boxes. Vettel da Aston Martin, que optou por apenas uma parada na corrida, conseguiu saltar então para a 4ª posição.
Tudo andava bem para a RBR que conseguiu com Sérgio Perez a vice-liderança ao ultrapassar Hamilton. No entanto, na volta 47 das 51 previstas do circuito, em frente a reta dos boxes, Verstappen bateu após seu pneu traseiro esquerdo estourar e ele perder o controle do carro. Perez assumiu então a liderança com Hamilton em 2º e o Safety Car entrou para retirada dos detritos do acidente. A corrida foi paralisada e todos os pilotos voltaram aos boxes.
Com uma nova largada (parada) Hamilton pulou na frente e assumiu a ponta. No entanto seus freios falharam e ele passou reto na primeira curva. Como restavam somente 3 voltas para o final, não houve mais tempo para o inglês fazer nada e acabou na 15ª posição.
Lap 50/51
Hamilton goes from P2 to last #AzerbaijanGP ???????? #F1 pic.twitter.com/TAxXYEgfNL
— Formula 1 (@F1) June 6, 2021
Vitória de Perez, com Vettel em segundo e a surpresa Pierre Gasly em 3º. Veja como ficou a corrida:
Oh boy, what a race that was#AzerbaijanGP ???????? #F1 pic.twitter.com/v3mLifoZn8
— Formula 1 (@F1) June 6, 2021
O campeonato agora tem Max Verstappen com 105 pontos, Lewis Hamilton com 101 e Sergio Perez com 69.
Sergio Perez is up to P3, and some guy called Sebastian Vettel is a new entry at P9! ????????#AzerbaijanGP ???????? #F1 pic.twitter.com/uU48zVqQ18
— Formula 1 (@F1) June 6, 2021
Em 2019, último GP realizado no autódromo, as Mercedes dominaram e Valtteri Bottas venceu, seguido de Lewis Hamilton e de Sebastian Vettel, então na Ferrari. Em 2020 não teve GP no circuito em virtude da pandemia.
GP do Azerbaijão
O GP de Baku no Azerbaijão estreou na Fórmula 1 em 2017 e agora recebeu pela 4ª vez a principal competição do automobilismo mundial.
O GP aconteceu neste domingo (06) e teve transmissão exclusiva da Band para todo o Brasil na TV aberta – veja abaixo os horários. O canal Bandsports transmite o VT da Corrida.
Horários do GP do Azerbaijão de Fórmula 1
Sexta-feira – 04/06
- 09h – 2º treino Livre – Bandsports
Sábado – 05/06
- 06h – 3º e último Treino Livre – Bandsports
- 09h – Treino Classificatório – BAND (apenas estado de SP) e Bandsports
Domingo – 06/06
- 09h – Corrida – BAND (TV aberta) para todo o Brasil
- 21h – VT da corrida Bandsports