Valtteri Bottas largou na frente e se manteve na pole no treino formato sprint realizado por 18 voltas no sábado para o GP de Monza na Itália. Com isso, ele larga na frente da corrida deste domingo.
O formato sprint formou o grid de largada numa “mini-corrida”, novo formato em testes da F1 para aumentar a atratividade da classificação. Retas longas e altíssimas velocidades tornam Monza um dos melhores circuitos da temporada para os espectadores. Ultrapassagens ocorrem com frequência e devem tornar o GP interessante mais uma vez.
Com duas vitórias seguidas de Max Verstappen da Red Bull Racing, o piloto neerlandês voltou à liderança do Mundial de Pilotos, com Lewis Hamilton em sua cola, separados atualmente por apenas 3 pontos: 224,5 contra 221,5, respectivamente.
O GP da Itália terá 53 voltas programadas no tradicional autódromo de Monza, que está no calendário da Fórmula 1 desde 1950, ano de estreia da categoria. Na última corrida, em 2020, tivemos um final surpreendente, com a vitória de Pierre Gasly da Alpha Tauri, seguido por Carlos Sainz, então na McLaren; e Lance Stroll, na extinta Race Point – hoje Aston Martin.
Lembrando que na corrida do ano passado em Monza os dois concorrentes ao título foram mal. Lewis Hamilton chegou na sétima posição e Max Verstappen nem pontuou.
GP de Monza teve treino Sprint
Neste ano, o GP da Itália trará um ingrediente a mais para os fãs da Fórmula 1. Tivemos pela segunda vez na temporada o grid de largada sendo definido pelo denominado Sprint, que nada mais é que uma corrida curta de meia hora para a definição do grid da corrida no domingo. A mini-corrida substituiu o treino.
Assim, o grid de largada ficou com Bottas na pole e Max Verstappen fechando a primeira fila. Ricciardo e Norris fazem a segunda fila e Hamilton é ó 5º. Em 6º aparece Leclerc da Ferrari e Sainz em 7º. Giovinazzi, Perez e Stroll fecham os 10 primeiros.
.
? LAP 18/18: END OF RACE ?
TOP 10
Bottas* ?
Verstappen
Ricciardo
Norris
Hamilton
Leclerc
Sainz
Giovinazzi
Perez
Stroll*Bottas is taking new power unit components for Sunday's Italian Grand Prix and will start at the back of the grid#ItalianGP ?? #F1Sprint pic.twitter.com/zvwQVwfYUv
— Formula 1 (@F1) September 11, 2021
Horários e transmissão do GP da Itália
Confira o calendário com os horários da corrida deste fim de semana:
Sexta-Feira – 10 de setembro
- 09h20 – Treino Livre 1 – BandSports
- 12h50 – Classificação para o Sprint – BandSports
Sábado – 11 de setembro
- 06h50 – Treino Livre 2 – BandSports
- 11h – Treino Sprint – Band, BandSports, Bandplay e site da Band
Domingo – 12 de setembro
- 10h – GP da Itália – Band, Bandplay e site da Band
- 21h – VT da Corrida – BandSports
Troca de pilotos
A notícia da semana foi a ida de George Russell para a Mercedes em 2022. Ele vai substituir Valtteri Bottas no próximo ano e será companheiro de Lewis Hamilton. Bottas deve ir para a Alfa Romeo, onde ocupará o lugar do aposentado Kimi Raikkonen. Outra mudança será Alex Albon que se juntará à Williams ao lado de Nicholas Latifi.
Ainda, a AlphaTauri confirmou Pierre Gasly e Yuki Tsunoda também para 2022 e manterá sua dupla de pilotos. Outro piloto que pode estrear no ano que vem é Nyck de Vries, piloto da Mercedes na Fórmula e que pode chegar à F1 em 2022.