Depois de mais um GP emocionante na Itália, onde tivemos um acidente envolvendo os dois pilotos que disputam o campeonato, Max Verstappen e Lewis Hamilton buscam agora dar a volta por cima e tentar disparar na classificação.
A Fórmula 1 terá neste final de semana a 15ª etapa do calendário com o GP da Rússia no Circuito de Sochi. A corrida do domingo terá 53 voltas nos 5.800 metros da pista russa.
Os treinos livres começam na sexta e o grid será formado no sábado, às 9h. A corrida será no domingo; veja abaixo.
GP da Rússia de F1; fatos curiosos
Em 2020, Valteri Bottas venceu o GP, seguido por Max Verstappen e Lewis Hamilton, que completaram o pódio na ocasião.
Você sabia que apesar do circuito levar o nome de Sochi Autodrom, o mesmo não é disputado na cidade como o mesmo nome? Sim, a pista fica na cidade vizinha, chamada de Adler, que possui menos de 80 mil habitantes e que fica à beira do Mar Negro. Sochi fica distante 30 quilômetros do Autódromo que leva o mesmo nome.
Essa será a penúltima edição do GP da Rússia, uma vez que há um projeto de reforma do Parque Olímpico que diminuirá a pista para menos de 4.000 metros, ficando com isso curta demais para os padrões exigidos pela Fórmula 1.
Outro fato curioso é que desde seu primeiro GP, apenas dois pilotos conseguiram marcar pontos em todas as provas realizadas lá: Lewis Hamilton e Sergio Perez.
A classificação do Mundial de pilotos da F1 2021 está acirrada. Veja quem são os 10 primeiros:
- MAX VERSTAPPEN – Red Bull Racing – 226.5 pts
- LEWIS HAMILTON – Mercedes – 221.5 pts
- VALTTERI BOTTAS – Mercedes – 141 pts
- LANDO NORRIS – McLaren – 132 pts
- SERGIO PEREZ – Red Bull Racing – 118 pts
- CHARLES LECLERC – Ferrari – 104 pts
- CARLOS SAINZ – Ferrari – 97.5 pts
- DANIEL RICCIARDO – McLaren – 83 pts
- PIERRE GASLY – AlphaTauri – 66 pts
- FERNANDO ALONSO – Alpine – 50 pts
Pódio, horário e onde assistir ao GP da Rússia de F1
A pole-position para a corrida em Soschi ficou com Lando Norris – da McLaren – com o tempo de 1m41s993, seguido por Carlos Sainz – da Ferrari e George Russell – da Williams, que fecham o pódio.
Lewis Hamilton – da Mercedes vai larga na 4ª colocação e Max Verstappen – da RBR na última colocação (trocou o motor).
Domingo – 26 de setembro (horário de Brasília)
- GP da Rússia (corrida) – 9h – Band e BandNewsFM
Do circuito
Como já destacamos acima, o Gp conta com aproximadamente 6 km de pista, tendo a terceira curva, como a mais técnica do circuito, com 180 graus para a esquerda, que permite o piloto atacá-la nas mais variadas linhas. A mesma leva quase 10 segundos para ser completada, vindo logo após de uma dos principais pontos de ultrapassagem da pista.
Com relação ao DRS, a pista de Sochi é uma das provas que mais se utiliza do sistema em todo o calendário, com duas zonas de ativação. A vantagem ao usá-lo chega a quase 0s6 milésimos por volta.
Desde que entrou para o calendário anual da F1, o Safety Car fora utilizado apenas duas vezes; a primeira na corrida realizada em 2014 (ano de sua inauguração na categoria), e a segunda em 2018. Lembramos também que 40% dos abandonos nesta prova vieram na volta inicial.