As seleções da Copa do Mundo 2022 estão nos últimos preparativos para encerrar a edição no Catar. No entanto, alguns números da fase de grupos seguem sendo revelados, com quebra de recorde de empates e algumas goleadas históricas.
Na disputa pelo título do mundial, restam apenas oito seleções, com algumas surpresas e favoritas para levantar o troféu. Bem como desempenhos não agradaram e seleções campeãs foram eliminadas precocemente.
Fase de grupos da Copa do Mundo 2022 quebra recordes
A Copa do Mundo é a principal competição de futebol e um dos maiores eventos, sendo o auge na carreira de um atleta ao disputar o torneio. Após mais de quatro anos de espera, os torcedores estão vivendo os incríveis momentos do mundial do Catar, que está se encaminhando para a reta final.
A fase de grupos da Copa do Mundo 2022 contou com recordes de empates. Em suma, em dez partidas o placar terminou igual entre as seleções, com 0 x 0 repetindo em seis confrontos, além de três vezes o 1 x 1 e em uma oportunidade o 3 x 3.
Aliás, na 1ª rodada da fase de grupos, quatro partidas terminaram sem gols, superando a marca da edição do mundial de 1982 na Espanha. No entanto, o que chamou atenção na marca negativa, é que a média foi de um empate em 0 x 0 a cada três jogos disputados.
Além disso, com o 0 x 0 entre Espanha x Marrocos nas oitavas de final, a Copa do Mundo 2022 chegou ao sétimos empate sem gols, igualando a marca das edições de 1982, 2006, 2010 e 2014. Bem como Japão x Croácia também ficaram no empate, mas pelo placar de 1 x 1.
No entanto, a fase de grupos da Copa do Mundo 2022 também contou com algumas goleadas e placares históricos. Na 1ª rodada, a Inglaterra venceu o Irã por 6 x 2, enquanto a Espanha estreou com 7 x 0 contra a Costa Rica. Dessa forma, são os dois maiores placares da 1ª fase do mundial no Catar.
A Inglaterra também venceu o País de Gales por 3 x 0, enquanto França e Croácia estrearam goleando Austrália e Canadá, respectivamente, pelo placar de 4 x 1.
Infantino elogia fase de grupos da Copa do Mundo 2022
O presidente da FIFA, Gianni Infantino demonstrou estar satisfeito com a fase de grupos da Copa do Mundo 2022, alegando ser a melhor da história, além do equilíbrio entre as seleções.
Segundo Infantino, as partidas do mundial no Catar contaram com uma audiência de mais de dois bilhões de telespectadores. “Ambiente fantástico, grandes gols, empolgação incrível, surpresas, times pequenos vencendo times grandes”, afirmou o líder da entidade máxima do futebol.
Além disso, ele afirma que o nível entre as seleções está igual, com algumas derrotas surpreendentes do Brasil, Argentina, Espanha e Alemanha. Bem como pela primeira vez, seleções de todos os continentes avançaram para as oitavas de final. “Isso mostra que o futebol está realmente se tornando verdadeiramente global”, comenta Infantino.