Federação do Irã denuncia Estados Unidos por alteração imprópria na bandeira do pais

A última rodada da primeira fase do grupo B da Copa do Mundo promete ser tensa. Além das decisões na competição, existe as questões políticas. No entanto, as discussões começaram, pois a Federação do Irã denunciou os Estados Unidos por alteração na bandeira do país.

A partida entre a Seleção Iraniana contra a Americana será decisiva, com as duas equipes disputando uma vaga na próxima fase. No entanto, a tensão envolvendo as questões entre os dois países cresce. Agora, a federação pede a exclusão dos adversários da Copa do Mundo.

Federação do Irã denuncia Estados Unidos

Nesta terça-feira (29), Irã x Estados Unidos se enfrentam pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. Esse é um confronto direto por uma vaga nas oitavas de final pelo grupo B. Dessa forma, a partida deverá ser tensa, com ambos buscando a classificação.

No entanto, o confronto vai além do futebol, por envolver todas as questões históricas entre os dois países. A saber, estão em lados opostos na geopolítica internacional, com discussões que duram há mais de 40 anos.

As discussões para a partida já começaram. Neste domingo (27), a Federação do Irã, denunciou os Estados Unidos por uso indevido da bandeira do país. Nas redes sociais, a equipe americana publicou a tabela de classificação do grupo B da Copa do Mundo. Entretanto, apagaram o emblema que está no centro da bandeira iraniana, além de algumas inscrições.

A bandeira do Irã é composta por três faixas nas cores branca, verde e vermelho. No centro, está um emblema que representa Alá, além de algumas inscrições religiosas, que estão nas margens das faixas vermelha e verde.

O objetivo dos Estados Unidos era de demonstrar apoio aos protestos no Irã. A saber, diversas mulheres iranianas estão lutando por direitos básicos no país, que vem sendo marcado por muitos conflitos com as forças de segurança.

Irã pede punição aos Estados Unidos

A publicação dos Estados Unidos não agradou o Irã e a federação vai entrar com um pedido de punição aos americanos. O assessor jurídico afirma que irão apresentar a queixa ao Comitê de Ética da FIFA, com a justificativa de desrespeito e que vai contra a lei internacional.

Em um artigo do regulamento da FIFA, afirma que “qualquer um que ofender a dignidade ou a integridade de um país, de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, deve ser sancionada com uma suspensão de pelo menos dez partidas ou de um período específico”.

Portanto, o pedido de punição do Irã, tiraria a seleção dos Estados Unidos da Copa do Mundo 2022, com uma suspensão de pelo menos dez jogos.

Entretanto, a tendência é que a FIFA não aplique a punição aos Estados Unidos, ou pelo menos não durante a Copa do Mundo. Afinal, a seleção conta com uma grande representação comercial para a entidade, principalmente por ser a próxima sede do mundial.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]