A talentosa geração inglesa saiu derrotada mais uma vez em competição importante. A Inglaterra caiu nas quartas de finais da Copa do Mundo de 2022, após ser derrotada pela França por 2 x 1.
O treinador, Gareth Southgate, somou mais um fracasso à frente da equipe. Já são 6 anos no comando da Inglaterra, sem nenhum título, ampliando o jejum por títulos da seleção inglesa, tendo em vista que desde o título mundial em 1966, a Inglaterra não sabe o que é levantar um troféu.
Durante a sua passagem, Southgate tem uma eliminação nas semifinais, na Copa do Mundo de 2018 e a mais recente, nas quartas, no Catar e um vice-campeonato na Eurocopa de 2020, perdida nos pênaltis para a Itália.
O técnico enfrenta a desconfiança de muitos torcedores ingleses, pois acreditam que com a qualidade, o time deveria ter melhores desempenho. Apesar da recente eliminação, a Inglaterra mostrou qualidade durante sua participação no mundial, sendo eliminado jogando melhor que seu rival, a última campeã mundial, a França.
Apesar de tudo, a Federação Inglesa acredita no atual comandante e não medirá esforços para mantê-lo no cargo, visando as próximas competições a serem disputadas, como a Eurocopa de 2024 e a Copa do Mundo de 2026.
A intenção da federação é manter pelo menos o treinador até a próxima Euro, porém recentes declarações do técnico deu a entender que ele possa abrir mão do cargo, para evitar maiores surpresas, diretor técnico da Football Association (FA), John McDermott, irá desempenhar um papel muito importante na tentativa de convencer o treinador de 52 anos a continuar no comando da equipe.
O diretor tem uma relação próxima com Southgate, o que pode facilitar um desfecho positivo pelo lado da federação.
Possíveis substitutos de Southgate
Apesar de no momento não ser considerado um troca no comando técnico, nomes de possíveis substitutos começam a aparecer na mídia. Um nome de grande destaque é o de Brendan Rodgers, que vem acumulando boas temporadas à frente do Leicester.
Dois treinadores estrangeiros estariam interessados em assumir o cargo, caso ele fique vago, um é o Mauricio Pochettino, que conhece bem o futebol inglês, pois o argentino passou boas temporadas no comando do Tottenham, atualmente está sem clube após deixar o Paris Saint Germain.
O segundo estrangeiro é o Thomas Tuchel, o alemão foi campeão da Champions League com o Chelsea, e foi demitido com a troca dos comandantes na equipe de Londres.
Apesar do interesse de ambos treinadores, a princípio, mesmo que haja uma troca de comandante, um treinador estrangeiro não é a primeira opção da Federação Inglesa.
Existem dois nomes que possuem o clamor da torcida inglesa, é o caso de Graham Potter, que comandou o Brighton nos últimos anos e teve campanhas de destaque e assumiu o Chelsea na atual temporada, após a demissão de Tuchel.
O outro é o Eddie Howe, que vem fazendo um grande trabalho comando o novo rico da Premier League, o Newcastle, que atualmente está no G4 da liga inglesa.
Apesar de toda essa especulação, a Federação Inglesa mantém seu foco na manutenção do atual treinador.
Foto em destaque: England oficial