O ‘Clássico da Saudade‘ entre Palmeiras x Santos no último sábado (4), no estádio do Morumbi, acabou com a derrota do Peixe por 3 x 1, mas pode ter sido um grande passo rumo a vitória da torcida dos quatro grandes clubes da capital e também do futebol paulista.
A afirmação pode parecer equivocada à primeira vista, mas se analisarmos o contexto em que ela está baseada, veremos a sua real importância. Isso porque a Federação Paulista de Futebol viu como positivo o acordo entre São Paulo e Palmeiras para o jogo acontecer no Morumbi.
De tal forma que essa animação, fez a entidade cogitar em reanalisar a medida que impede a presença de duas torcidas em jogos entre rivais estaduais em São Paulo e quem sabe, ter a volta da festa das torcidas nos estádios.
Enfim, acordo pode selar a paz
Um acordo despretensioso feito entre São Paulo e Palmeiras sobre a locação do Morumbi pela diretoria alviverde para mandar o jogo contra o Santos no estádio do adversário, no último sábado (4), foi um sucesso e pode render bons frutos.
Além disso, existe a possibilidade do Allianz Parque ser utilizado pelo Tricolor em março, porque assim como o Verdão, o adversário terá shows da banda Codplay em seu estádio, nos dias 10, 11, 13, 14, 17 e 18 de março, justamente na data dos jogos finais do Paulistão.
Medida de torcida única no Paulistão
A medida de torcida única nasceu no dia 3 de abril de 2016, após uma briga entre torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Paulista, no estádio do Pacaembu.
A confusão entre os torcedores aconteceu em Guarulhos, na estação Brás do metrô e por fim, em São Miguel Paulista, na zona leste, a quilômetros de distância da praça esportiva que seria palco do Dérby Paulista.
Infelizmente, o confronto entre as torcidas acabou resultando na morte de um pedestre que não estava na confusão, mas acabou sendo atingido por um tiro no coração e em 25 presos.
Depois do jogo em que o Palmeiras ganhou por 1 x 0 com gol de Dudu, houveram outras confusões e dezenas de torcedores de ambos os lados foram detidos e encaminhados para delegacia mais próxima.
Com intuito de finalizar com esse problema, o Ministério Público da capital enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol – FPF, exigindo que os clássicos estaduais não tivessem duas torcidas.
Em seguida, houveram reuniões com Secretaria de Segurança Pública do estado e a entidade organizadora da competição acatou o pedido do MP e decidiu decretar jogos com torcida única.