Com novos planos para 2023, Felipão encerra a carreira de treinador de futebol

Neste domingo (13), Luiz Felipe Scolari, ou como é mais conhecido, Felipão, anunciou em uma live do Athletico-PR o fim da sua carreira como técnico de futebol. Contudo, permanecerá no Furacão como diretor técnico de futebol.

Dessa forma, a vitória contra o Botafogo por 3 x 0 foi a última partida em que comandou uma equipe de futebol nos gramados. Após anunciar sua aposentadoria, ainda comunicou quem o substituirá.

Eu vou parar como treinador, o novo comandante deve ser o Paulo Turra, serei o diretor técnico, um cargo novo, que não conheço muito bem, mas que vou procurar aprender o mais rápido possível”, disse o agora ex-treinador.

Felipão confirma aposentadoria

Mais tarde, no pós-jogo de Athletico-PR x Botafogo, o técnico foi questionado sobre o que disse mais cedo e o multicampeão confirmou a informação.

Começa-se uma carreira [nova], termina-se [outra] de uma forma muito boa. Fui muito feliz em todas as oportunidades que tive de trabalhar em clubes com jogadores que me deram sustentação nas minhas ideias. Claro que estou muito feliz pela vitória de hoje, mas estou mais feliz porque aquilo que prometemos ao nosso presidente, ao nosso torcedor, que conseguiríamos a classificação pra Libertadores, foi atingido”, declarou Felipão

Ele ainda explicou sua nova função no Furacão, após garantir o clube na sexta posição do Brasileirão e com uma vaga para a Libertadores 2023.

“Mudo de carreira, ainda não sei algumas coisas, mas nessa semana tive a oportunidade de conversar bastante com o presidente, que me expôs algumas situações que tinha um receio muito grande. Compra e venda de jogadores eu não participo, sou só o diretor técnico, sou a pessoa que vai dar uma norma, que vai conversar com os treinadores, discutir situações de jogo futuras, o que precisamos nas categorias de base, e algumas situações que eu tinha muito medo, eu estou fora.”

Multicampeão

Com mais de 40 anos como técnico de futebol, Felipão empilhou títulos por onde passou. Ao todo, foram 27 títulos como bicampeão da Libertadores e brasileiro, tetracampeão da Copa do Brasil e campão mundial em 2002 com a seleção brasileira.

O ex-técnico, soma sete passagens em seleções e 18 em clubes e está entre um dos maiores técnicos do futebol brasileiro. Sua última conquista foi em 2018 com o Palmeiras, quando se tornou campeão brasileiro.

Neste ano, pelo Athletico Paranaense, teve a chance de ganhar mais uma Libertadores, mas a equipe não superou o Flamengo, que já vinha da conquista da Copa do Brasil.

Ainda assim, o técnico fez uma grande campanha com o Furacão. Chegou no clube após duas passagens de técnicos no ano e em seis meses, conseguiu trabalhar com o segundo elenco mais jovem do campeonato.

Com Scolari, a equipe subiu da 13ª posição para a sexta e ainda garantiu passagem direta para a fase de grupos da Libertadores. Sendo assim, o técnico deixa uma equipe com grande expectativa para a próxima temporada e chances de disputar títulos novamente.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]