Celebrando a ótima campanha na Copa do Mundo 2022, torcedores do Marrocos festejaram em diversas cidades. No entanto, as comemorações na Holanda foram marcadas por confusão e pessoas sendo detidas.
A Seleção Marroquina retorna para as oitavas de final do mundial, após 36 anos, igualando a melhor campanha de sua história na principal competição de seleções.
Torcedores do Marrocos celebram classificação na Holanda
A edição do mundial disputado no Catar, vem proporcionando momentos históricos, com alguns candidatos ao título sendo eliminados na fase de grupos, além de surpresas garantindo a vaga para a segunda fase. Dessa forma, na última quinta-feira (1), a Seleção Marroquina venceu o Canadá por 2 x 1 e garantiu o 1º lugar do grupo F, avançando para as oitavas de final.
Celebrando a classificação, os torcedores do Marrocos foram para as ruas festejar em diversas cidades pelo mundo. Na Holanda, os marroquinos se concentraram em Schilderswijk, na cidade de Haia, com carros buzinando, fogos de artifício e sinalizadores.
No entanto, o momento que era de celebração, virou confusão por volta de 19h, horário local. As forças de segurança foram chamadas para conter os torcedores. “Vocês devem se afastar, caso contrário, a violência será usada”, alertou um policial em um megafone, enquanto outros tentavam afastas os torcedores do Marrocos. Além disso, alguns moradores gritavam pedindo para que todos fossem embora.
Na confusão, seis pessoas foram presa, sendo duas por violência pública, enquanto quatro por disparo e posse de fogos de artifício pesado. Bem como um policial ficou ferido.
In case you’re wondering if Moroccans in Rotterdam are happy they went through: pic.twitter.com/ATs5ya4MGO
— 🏆Yakup Marufoglu🏆 (@MarufogluYakup) December 1, 2022
Confusão em outras cidades da Holanda
Os torcedores do Marrocos também festejaram em outras cidades da Holanda. Em Amsterdã, as celebrações foram na Mercatorplein e Burgemeester de Vlugtlaan. Por volta das 18h30, horário local, os policiais ordenaram que os torcedores se retirassem do lugar, em um período de uma hora.
Contudo, às 19h30, as forças de segurança precisaram agir após os os torcedores não respeitarem as ordens, utilizando cassetetes e cães policiais. Por fim, nove pessoas foram presas, sendo cinco menores de idade. Além disso, um policial sofreu uma lesão auditiva.
Em Rotterdam, os foliões se reuniram na Kruisplein, cantando e dançando, além de soltarem fogos de artificio e acendendo sinalizadores. O problema começou quando os torcedores interromperam o trânsito local, com os policiais precisando intervir e pedindo para que se retirassem do lugar.
Além disso, houve confusão na praça West-Kruiskade, com um grupo entrando em confronto com os policiais, atirando pedras e fogos de artifício. No final, cinco pessoas foram detidas.
Na cidade de Ultrecht, a situação foi mais tranquila, com os torcedores do Marrocos festejando nas ruas e os polícias fecharam alguns locais para evitar algumas confusões. Além disso, as autoridades fizeram apenas pequenas intervenções por conta de fogos de artifício.