Festa na final da Copa do Brasil mostra o valor dos bandeirões

A torcida rubro-negra, conhecida por sua paixão e devoção ao Flamengo, preparou uma festa memorável nas arquibancadas no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Bandeiras com mastros e homenagens para os ídolos do clube foram elementos marcantes dessa celebração, reacendendo o debate sobre o valor dos bandeirões nas arquibancadas dos estádios.

 

+Além da Copa do Brasil! Este título o São Paulo também não tem

+BOMBA! Organizadas do Flamengo acusam diretoria de confiscar materiais para festa no Maracanã

Final da Copa do Brasil revive valor dos bandeirões

Em junho deste ano, o Ministério Público derrubou a liberação dos bandeirões nos estádios de futebol no estado de São Paulo. A liberação veio em julho do ano passado, mas por uma apelação da promotora de Justiça Regiane Vinche Zampar Guimarães Pereira, a proibição voltou novamente. Vale destacar, que a lei perdurava desde 1996, quando foi sancionada pelo então governador Mário Covas (PSDB).

Para a justiça de São Paulo, os bandeirões nos estádios podem obstruir a visão dos torcedores e, em casos extremos, representar um risco à segurança. Por outro lado, os defensores das bandeiras dos mastros afirmam que eles são parte intrínseca da cultura do futebol brasileiro, agregando emoção e paixão às partidas.

Sendo assim, neste domingo (17), na final da Copa do Brasil, a torcida do Flamengo mostrou o valor e a diferença de uma festa com as bandeiras de mastros nos estádios de futebol. O primeiro jogo da decisão, que acontece no Maracanã, casa do Mengão, no Rio de Janeiro, tem a liberação de fazer a festa completa para empurrar o time rubro-negro na busca do pentacampeonato. No entanto, o São Paulo, no jogo de volta, não terá o mesmo direito que os rubros-negros.

A beleza das bandeiras com mastros

A final da Copa do Brasil reascendeu o debate da beleza que as bandeiras com mastros deixa nas arquibancadas, onde apenas no estado de São Paulo que é proibida o uso do artefato. Em julho de 2022, a torcida voltou a reutilizar os bandeirões nos jogos e fazer a festa completa. Isso foi visto principalmente nos quatro principais clubes do estado.

A Torcida Jovem, principal torcida do Santos Futebol Clube, comemorou o retorno das bandeiras com mastro logo no primeiro jogo que permitia a volta do objeto.

Do mesmo modo, o Corinthians também aproveitou o momento para fazer uma linda festa na vitória do Timão em cima do Cuiabá no Campeonato Brasileiro de 2022. 

A Mancha Verde, também não ficou para trás e levou seus bandeirões aos estádios logo no início da liberação. Naquela época era uma grande conquista para os torcedores de todas as organizadas do estado de São Paulo, já que desde 1996, não tinham a sensação de usar a bandeira com mastro nos estádios.

 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]