Com os jogos do Mundial de Clubes da FIFA se aproximando, a entidade máxima do futebol mundial anunciou nesta semana que utilizará uma tecnologia capaz de detectar automaticamente um impedimento.
A FIFA testou o recurso na Copa Árabe, no Catar e irá implementar a tecnologia também no Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que contará com a participação do Palmeiras.
O sistema em si consiste em uma tecnologia de rastreamento a partir de imagens de câmeras instaladas sob o teto do estádio que captura todos os movimentos dos jogadores em campo e também da bola.
Assim, o recurso permite a criação em tempo real de representações visuais tridimensionais dos esqueletos animados dos jogadores, com 29 pontos de dados de cada atleta em campo.
Desta forma é possível detectar quando um jogador está em posição irregular, da qual a tecnologia emite um sinal para a cabine do VAR, que avisa o árbitro principal dentro das quatro linhas.
Com isso, não será mais preciso traçar manualmente as linhas de impedimento – aquelas mesmas que já deram muito o que falar e que levam alguns minutos para serem divulgadas.
Ainda de acordo com a FIFA, graças a essa tecnologia, será possível ver uma partida inteira como uma animação virtual com apenas alguns segundos de atraso, permitindo assim a treinadores, comissões médicas e outros especialistas observarem o jogo por uma nova perspectiva.
Estreia do Mundial de Clubes
O Mundial de Clubes da FIFA 2021 tem sua estreia marcada para o dia 03 de fevereiro – também conhecida como próxima quinta-feira, com o duelo entre Al Jazira x As Pirae – no Mohamed Bin Zayed, a partir das 13h30 (de Brasília).
Por sua vez, o Palmeiras fará sua estreia na competição no dia 08 de fevereiro de 2022, diante do vencedor entre Al Ahly ou Monterrey. Essa partida está marcada para iniciar às 13h30 (também de Brasília).