O mistério referente a próxima sede do Mundial de Clubes acabou nesta terça-feira (14), já que a FIFA publicou o relatório anual com todas as informações sobre o torneio.
A competição com os melhores times do mundo acontecerá entre os dias 12 e 22 de dezembro, justamente no final da temporada brasileira e no meio da europeia, tendo como sede do evento a Arábia Saudita.
Em celebração a decisão da entidade máxima do futebol, o perfil oficial do Campeonato Saudita juntamente com o Federação Saudita também anunciaram através das redes sociais.
الاتحاد الدولي لكرة القدم FIFA:
— الاتحاد السعودي لكرة القدم (@saudiFF) February 14, 2023
السعودية تستضيف كأس العالم للأندية 2023 🇸🇦#مونديال_الأندية_بالسعودية#Clubwc pic.twitter.com/2a2pjE87Qi
O sistema do Mundial de Cubes desta edição continua o mesmo do atual, sendo disputado por sete clubes, um representante de cada continente, além de um do país sede. No último caso citado, existe a possibilidade de termos Cristiano Ronaldo em campo, já que o português faz parte do elenco do Al-Nassr.
Mundial de Clubes e mudanças em 2025
Além do anúncio do país que será sede do torneio em 2023, a FIFA trouxe uma novidade referente as próximas edições, particularmente a de 2025. Em outras palavras, a surpresa se dá pelo fato da expansão da competição com maior número de participantes.
A partir de 2025, o Mundial que atualmente tem sete clubes disputando o título, passará a ter 32 equipes. Outra modificação é em relação à data em que o certame passará a ser disputado, entre junho e julho.
Abaixo temos como serão divididas as vagas no novo formato estipulado pela entidade e obviamente, como é possível ver, o futebol europeu terá uma representatividade maior que os outros continentes.
- 12 representantes da UEFA (Europa)
- 6 da Conmebol (América do Sul)
- 4 da AFC (Ásia)
- 4 da CAF (África)
- 4 da Concacaf (América do Norte e Central)
- 1 da OFC (Oceania)
- 1 do País-sede do torneio
Vale destacar que o último campeão do Mundial de Clubes que aconteceu na tarde do último sábado (11), foi o Real Madrid em um jogo movimentado cheio de gols contra o Al-Hilal, por 5 x 3. Antes disso, aconteceu o duelo pelo terceiro lugar com o representante brasileiro. Flamengo garantiu a medalha de bronze após vencer o Al-Ahly, com gols dois de pênalti convertidos por Gabriel Barbosa e dois de Pedro, por 4 x 2.