Neymar está entre os três melhores jogadores do mundo, segundo a FIFA. O brasileiro está na final do “The Best” junto de Lionel Messi e Neymar será avaliado pelo que fez no Barcelona e pela Seleção Brasileira, ganhando assim mais uma vez a chance de quebrar a sequência imposta por Cristiano Ronaldo e Messi – que revezam os prêmios da FIFA há 10 anos.
A escolha do melhor jogador do mundo será avaliada pelo que o atleta fez na temporada passada, ou seja, entre 20 de novembro de 2016 a 02 de julho de 2017. Mesmo com o sonho de levar o prêmio, Neymar tem poucas chances, uma vez que Cristiano Ronaldo é mais uma vez o grande favorito para levar a premiação após ter vencido o Campeonato Espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes com o Real Madrid.
Entre os anos de 2007 a 2017, Lionel Messi sempre esteve entre os três finalistas e Cristiano Ronaldo ficou de fora apenas em 2010. Nesse período de 10 anos, Messi levou cinco vezes o troféu e Cristiano Ronaldo outras quatro vezes. A única vez dentro deste espaço de tempo que nenhum levou a premiação foi em 2007, quando o brasileiro Kaká conquistou a honra; de lá pra cá, ninguém mais conseguiu tirar a premiação de Messi ou Cristiano Ronaldo.
Além da escolha do “The Best”, a FIFA também premiará o melhor goleiro e o melhor treinador da temporada passada – entre os goleiros estão na disputa o italiano Buffon, da Bayern de Munique. Já entre os treinadores estão Alegri, Conte e Zidane.