A Copa do Mundo de 2026 terá algumas novidades, será a primeira com três países sediando o torneio, além disso, também vai ser a primeira edição do mundial que vai contar com 48 equipes, sendo esse o torneio mais inchado da FIFA.
Com isso, teremos várias mudanças no regulamento da competição, como formato do torneio e outras particularidades bem específicas.
Mudança no formato da Copa do Mundo
Primeiramente, estamos acostumados com a Copa do Mundo tendo 32 seleções e uma fase grupos com quatro seleções em cada um deles, avançando os dois primeiros colocados para a fase de nocaute, dividida em oitavas, quartas, semi e final.
Dessa maneira, com o novo formato seriam três equipes por grupo, com duas avançando para o mata-mata, mas uma questão em específico chamou a atenção na situação, com as duas Seleções podendo decidir o resultado da última rodada que ambas avancem para o mata-mata da competição ignorando as partidas anteriores.
Assim, Arsene Wenger falou que o formato em si não estava totalmente decidido, com o antigo treinador do Arsenal dando duas alternativas para essa questão.
Dessa forma, a primeira delas seria a volta dos grupos com quatro seleções, sendo doze grupos ao todo e com os oito melhores terceiros colocados avançando para a fase de nocaute da competição, além dos dois primeiros que já estamos acostumados.
Entretanto, a segunda solução seria um pouco mais polêmica, com a Copa do Mundo sendo dividida em dois torneios de 24 equipes, com o campeão de cada torneio se enfrentando para decidir que será o campeão da competição.
Sendo essa uma solução no mínimo diferente, deixando o regulamento da competição bem confuso e com alguns riscos, por parte dos clubes, vendo os seus jogadores tendo o seu calendário de jogos bem maior, aumentando o risco de lesões dos seus atletas.
Por fim, nada está decidido ainda por parte da FIFA, que deve se reunir após o termino da Copa do Mundo deste ano para decidir sobre as alterações.