FIFA estuda formatos para a Copa do Mundo 2026

Com o anúncio de 48 participantes para a edição de 2026 da Copa do Mundo, ainda em 2017, a dúvida sobre o formato da competição começou a ser discutida. Nesse sentido, até mesmo a própria FIFA ainda não decidiu sobre como será a fórmula de disputa do torneio que será realizado em três países: Canadá, Estados Unidos e México.

FIFA ainda planeja o novo formato da Copa do Mundo

Em entrevista para o GE, Arsène Wenger, ex técnico do Arsenal e atual chefe de desenvolvimento de competições da FIFA, relatou a indecisão do órgão sobre como será o funcionamento da Copa do Mundo de 2026. Além disso, prometeu que, em conselho no ano que vem, a entidade deverá tomar partido e definir o formato do torneio.

“Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho da FIFA, no ano que vem.”, explicou Wenger.

Evolução do número de participantes da Copa do Mundo

Em 1930, a Copa do Mundo começou com 13 seleções, sendo 12 convidadas mais a sede Uruguai, e passou para 16 logo na edição seguinte, em 1934, na Itália. No entanto, as edições de 1938 e 1950, houveram menos participantes. Porém, a partir de 1954, na Suíça, a quantidade de 16 países voltou a ser fixa.

Até que, em 1982, na Espanha, o número aumentou para 24 seleções. Assim ficou até a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Desde 1998, na França, a Copa do Mundo é realizada com 32 países.

Quem poderá participar da Copa do Mundo de 2026

Com a adição de mais 16 participantes, fica o questionamento, dentro de campo, sobre quais seleções poderão ocupar essas vagas na próxima Copa do Mundo. Equipes como Itália, Chile, Colômbia, Suécia, Honduras, Nigéria, Costa do Marfim, Argélia e Nova Zelândia, que estiveram nos últimos mundiais, não participaram em 2022. Além disso, outras forças regionais podem ser candidatas à classificação, como Bolívia, Egito, Albânia, Noruega Ucrânia, Mali, Omã, entre outras.

Foto destaque: Divulgação/FIFA 

Payciuma Luiz Payciuma Luiz

24 anos, 19 deles respirando futebol. Estudante de Jornalismo na UNIBRA, porém, em exercício da profissão desde agosto/21. @payciuma no Instagram e no Twitter

[blocksy_breadcrumbs]