FIFA investiga federações de Holanda e Argentina, afirma jornal

De acordo com o jornal britânico Daily Mail,a FIFA abrirá investigação sobre as federações de futebol da Holanda e da Argentina por problemas disciplinares. O árbitro da partida Holanda e Argentina., o espanhol Mateu Lahoz distribuiu 16 cartões amarelos. 

Ambas federações devem ser punidas, portanto os argentinos poderão obter punições mais severas. Segundo a FIFA, durante a partida, a Associação de Futebol Argentina (AFA), violou mais de uma lei de conduta disciplinar. 

O Comitê Disciplinar da Fifa abriu processos contra a Associação do Futebol Argentino (AFA) por violações potenciais dos artigos 12 (má conduta de jogadores e comissão técnica) e 16 (ordem e segurança nos jogos) do Código de Disciplina da Fifa durante a partida entre Holanda e Argentina da Copa do Mundo, que ocorreu no dia 9 de dezembro, declarou a organização em comunicado. 

A organização também frisou a punição sobre a Federação Holandesa de Futebol (KNVB), que violou um artigo de má conduta de jogadores e da comissão técnica. 

Adicionalmente, o Comitê de Disciplina da Fifa abriu processos contra a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) por potenciais violações do artigo 12 do Código Disciplinar da Fifa em relação ao mesmo jogo, completou a FIFA em seu comunicado. 

Rivalidade entre Holanda x Argentina apimentou a partida 

De acordo com o site Ogol, argentinos e holandeses se enfrentaram em seis oportunidades em Copas. A Laranja Mecânica venceu em duas oportunidades. Na edição de 1974, por 4 x 0 e na edição de 1998, por 2 x 1, pelas quartas de final. 

Do lado argentino, aconteceu a vitória mais emblemática do confronto. A seleção albiceleste venceu a final da Copa do Mundo de 1978, por 3 x 1. 

Além disso, os argentinos eliminaram os holandeses na Copa do Mundo de 2014, nos pênaltis. 

Arbitragem da partida 

O árbitro espanhol, Mateu Lahoz distribuiu 16 cartões amarelos durante a partida entre Holanda e Argentina. No final da partida, o juiz entrou em ação e expulsou o jogador holandês Dumfries, em meio à confusão generalizada. 

Próximo desafio da Argentina na Copa do Mundo 2022 

O time comandado por Lionel Scaloni recebe a Croácia, na próxima terça-feira (13), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail. 

Ari Junior Ari Junior

Ari Júnior, baiano, estudante de jornalismo e amante das histórias e experiências que o futebol proporciona.

[blocksy_breadcrumbs]