Com a morte do jornalista americano Grant Wahl, durante a partida entre Holanda x Argentina, pelas quartas de final da Copa do Mundo, a FIFA e colegas de profissão decidiram prestar homenagens ao profissional. Em especial, na partida entre Inglaterra x França, neste sábado (10).
A morte de Grant Wahl
O fato ocorreu na última sexta-feira (9), enquanto Wahl estava presente na cobertura do duelo entre Holanda x Argentina. De acordo com o irmão, Eric, o jornalista desmaiou, ainda no estádio, foi socorrido e reanimado, e logo após levado, de carro, para o hospital, mas acabou não resistindo.
Com 49 anos, Grant Wahl era funcionário da Fox, além de colunista no Sports Illustrated. Também possuía habilidades como escritor e como apresentador de podcast.
Homenagens da FIFA e da US Soccer para Grant Wahl
Por parte da FIFA, antes da bola rolar entre Inglaterra x França, jogo em que Grant Wahl estaria presente, à trabalho, o telão do estádio Al Bayt mostrou a imagem do jornalista. Nas cabines, a posição em que Wahl ficaria foi preenchida por uma foto, em retrato, do profissional, além de um ramo de flores.
“Toda a família US Soccer está com o coração partido ao saber que perdemos Grant Wahl. Grant fez do futebol o trabalho de sua vida e estamos arrasados que ele e sua escrita brilhante não estejam mais conosco.”, postou, nas redes sociais, a Federação Estadunidense de Futebol.
Para o irmão de Grant Wahl, não foi bem assim
No entanto, há uma teoria de que Grant Wahl não teria morrido, e sim morto. Essa tese parte justamente do seu irmão, Eric, em comunicado feito por vídeo nas redes sociais. Para Eric, a razão pode estar ligada ao fato de Grant ter usado uma camisa alusiva ao movimento LGBT, que é altamente proibido pelas leis do Catar, país-sede da Copa do Mundo.
“Eu não acho que meu irmão morreu. Acho que eles o mataram. Eu sou o motivo de ele ter vestido a camisa arco-íris para a Copa do Mundo. Meu irmão era saudável. Ele me disse que recebeu ameaças de morte. Acho que meu irmão não morreu. Acho que ele foi assassinado. E eu imploro por qualquer ajuda.”, contou Eric.
Terrible noticia el fallecimiento de @GrantWahl, uno de los periodistas de fútbol más respetados de Estados Unidos, mientras cubría la Copa del Mundo en Qatar, días después de vestir una camiseta con el arcoíris. Su hermano piensa que ha sido asesinado.
Descanse en paz. pic.twitter.com/ig5o13ETR8
— Luis Herrera (@luisrha) December 10, 2022
Foto destaque: Divulgação/FIFA