FIFA recebe pedido pra exclusão de seleção da Copa do Mundo 2022

Faltando menos de um mês para a Copa do Mundo, a FIFA recebeu um pedido pra exclusão de seleção, no caso a exclusão do Irã no Mundial do Catar. O pedido foi feito por atletas do próprio país, com o apoio de ex-atletas consagrados também.

Conforme o pedido pra exclusão de seleção, a Federação Iraniana de Futebol contribui diretamente para a exclusão de mulheres do mundo do esporte e, por isso, deve ser excluída da Copa do Mundo. Confira um trecho do pedido: 

A brutalidade e a beligerância do Irã em relação a seu próprio povo chegou a um ponto de inflexão, exigindo uma desassociação inequívoca e firme do mundo do futebol e do esporte. A abstinência histórica da Fifa em relação aos conflitos políticos tem sido muitas vezes tolerada apenas quando essas situações não se encontram na esfera do futebol

O documento enviado à FIFA ainda diz que o governo do Irã interfere nas decisões da federação de futebol, o que vai contra a premissa da instituição ser independente e livre.

O texto ainda diz que se a entidade entender que o governo não tem influência na proibição da entra de mulheres em estádios de futebol, é a própria federação que está ferindo os direitos humanos, ratificando o pedido.

Além disso, o texto ainda relata que jogadores com passagem pela seleção já sofreram assédios, ameaças e até foram presos pelo governo.

Inclusive Ali Daei, um dos maiores ídolos do futebol iraniano – o segundo maior artilheiro por seleções de todos os tempos. O ex-jogador endossa o pedido e se posicionou recentemente sobre o cenário de exclusão das mulheres nos estádios.

Mulheres nos estádios do Irã

Em agosto desse ano, as mulheres puderam frequentar, pela primeira vez em 40 anos, um jogo da 1ª divisão do campeonato nacional. Já em janeiro, foi a vez de mulheres assistir a um jogo da seleção nacional, após três anos sem a permissão para isso.

Contudo, em abril, as mulheres foram negadas de entrar em um estádio para assistir a um jogo de sua seleção, mais uma vez. Obviamente, essa decisão causou ainda mais indignação e mostrou que, a federação não pretende manter esse direito após a Copa do Mundo.

Essas situações levaram um grupo de ativistas chamado Open Stadiums fizesse um primeiro pedido de exclusão do Irã da Copa. Agora, o pedido veio dos atletas do país, como já citado. Veja o recente pedido abaixo:

Por fim, a situação do Irã em relação às mulheres e seus direitos ficou estremecida recentemente, quando uma mulher de 22 anos morreu após ser presa pela polícia da moral por não cobrir o cabelo com véu. A polícia alegou que ela morreu por uma doença cerebral e não por espancamento.

Entretanto, essa morte causou protestos dentro e fora do país, que vêm sendo repreendidos pelo governo de forma violenta. A situação abriu os olhos do mundo para o que se passa no país e pode gerar a exclusão da seleção do país do maior evento de futebol, por não respeitar os direitos humanos, principalmente em relação às mulheres.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]