FIFA vence queda de braço e Pais de Gales também desiste da braçadeira

Com a informação de que Inglaterra, País de Gales e mais cinco seleções da Europa usariam a braçadeira One Love, a FIFA informou que as equipes participantes da Copa do Mundo devem usar a braçadeira definida pela Federação Internacional que já carrega mensagens sociais.

Contestação contra a FIFA

Dessa forma, as sete equipes contestaram a atitude da FIFA em um comunicado após receberem o aviso que receberiam sanções esportivas se o capitão entrasse com a faixa nas cores do arco-iris.

“A Fifa deixou bem claro que imporá sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo”, disseram eles. “Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição em que possam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões amarelos, por isso pedimos aos capitães que não tentem usar as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo da Fifa.

No início do mês de novembro, a FIFA tinha apenas informado que as seleções que não seguissem com os protocolos seriam multados, mas a Inglaterra respondeu estar do lado de Harry Kane e que arcaria com as consequências postas pela Federação. Contudo, a situação mudou, fazendo com recuem sobre a manifestação.

“Estávamos preparados para pagar multas que normalmente se aplicariam a violações dos regulamentos do kit e tínhamos um forte compromisso de usar a braçadeira. No entanto, não podemos colocar nossos jogadores na situação em que possam receber um cartão amarelo ou até mesmo serem forçados a deixar o campo de jogo”.

Apesar de seguirem os protocolos da FIFA, as federações nacionais demonstraram a frustração contra a atitude da organizadora da Copa do Mundo.

“Estamos muito frustrados com a decisão da Fifa, que acreditamos ser sem precedentes – escrevemos à Fifa em setembro informando sobre nosso desejo de usar a braçadeira One Love para apoiar ativamente a inclusão no futebol e não obtivemos resposta”, disseram eles. “Nossos jogadores e treinadores estão desapontados – eles são fortes defensores da inclusão e mostrarão apoio de outras maneiras”.

FIFA antecipa sua campanha

Com a situação, a FIFA antecipou a sua campanha “No Discrimination” que seria usada a partir das quartas de final. Sendo assim, a partir da fase de grupos da Copa do Mundo, todas as seleções usaram a braçadeira com a mensagem.

“Após as discussões, a FIFA pode confirmar que sua campanha ‘Sem discriminação' foi antecipada da fase planejada das quartas de final para que todos os 32 capitães tenham a oportunidade de usar esta braçadeira durante a Copa da FIFA. Copa do Mundo Catar 2022.

Isso está de acordo com o Artigo 13.8.1 do Regulamento de Equipamentos da FIFA, que declara: ‘Para as Competições Finais da FIFA, o capitão de cada equipe deve usar a braçadeira de capitão fornecida pela FIFA.”

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]