Na tarde deste sábado (28), acontece o jogo da final da Supercopa do Brasil 2023 entre Palmeiras x Flamengo, às 16h30 (horário de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A decisão traz a campo, as duas equipes que estão se destacando no futebol brasileiro nos últimos anos e como de costume, une o vencedor do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, na edição de 2022.
Vivendo momentos diferentes nas competições estaduais e buscando galgar o ‘título' de melhor time do Brasil, o jogo sem dúvidas é de muita rivalidade e, tensão. Por esse motivo, a Secretaria de Segurança Pública de Brasília preparou um esquema de segurança especial para o evento.
Divulgado no final da tarde desta sexta-feira (27), um dos detalhes que chamaram a atenção foi o fato de que haverá escolta de torcidas organizadas de palmeirenses e flamenguistas, a fim de evitar confrontos.
Final da Supercopa e itens proibidos
O esquema rígido da Secretaria de Segurança Pública de Brasília divulgado, informa os itens proibidos e que vão impossibilitar a entrada dos torcedores no estádio. São vários itens citados, entre eles, é extremamente proibido mensagens com conteúdo político.
- qualquer objeto que produza fogo, calor e fumaça;
- sinalizadores;
- fogos de artifício;
- qualquer artefato explosivo;
- capacete;
- garrafas, copos e similares;
- guarda-chuva;
- carrinho de bebê;
- frascos de perfume;
- bandeiras maiores de 2m×2m;
- cigarro eletrônico tipo vape;
- materiais perfurocortantes;
- drones e outros que representem riscos ou que caracterize manifestação de caráter político e similares.
Garantia do responsável
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli citou os atos de vandalismo anti-democráticos que a capital federal viveu recentemente.
Além disso, o responsável garantiu que os torcedores dos dois times terão tranquilidade e total segurança antes e após a partida.
“O Distrito Federal viveu um momento muito difícil no dia 8 de janeiro, como todos acompanharam. Tenho plena confiança nas forças de segurança do Distrito Federal para que o jogo possa ser realizado aqui com tranquilidade e máxima segurança”, garantiu.
Histórico tenso
A saber, que o histórico tenso e cheio de conflitos entre as duas torcidas organizadas preocupou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e as autoridades de segurança desde a definição da final da competição.
Como os ingressos foram praticamente todos vendidos, esgotando a cota da torcida do Flamengo e restando poucos da parte do Palmeiras é natural toda atenção voltada a final do certame que terá uma premiação milionária recorde.
Com o objetivo de conquistar o protagonismo do futebol brasileiro, a disputa não se restringe dentro das quatro linhas, fato que preocupou o secretário de segurança de Brasília, prova disso, o esquema preparado para a decisão da Supercopa.