A bola rola pela final da Supercopa do Brasil neste sábado (28), às 16h (horário de Brasília), em campo duas das maiores equipes do futebol brasileiro, Palmeiras x Flamengo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Além da grande rivalidade, teremos uma novidade que visa melhorar o futebol e tornar a decisão um espetáculo com o menor erro número de erros de arbitragem. A comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol – CBF usará um novo protocolo de utilização do árbitro de vídeo (VAR).
O procedimento garante uma maior margem de segurança durante a revisão dos lances, graças a atualização do sistema das linhas de impedimento realizado na tecnologia citada acima.
Entenda a nova linha do VAR
Para melhor compreensão da importância dessa estreia, vamos explicar utilizando supostamente um lance que precise da revisão do VAR. Caso a linha para análise da posição dos jogadores fiquem sobrepostas, uma linha na cor azul será traçada e o atacante será considerado em posição legal, trata-se do conceito conhecido como “mesma linha”.
O empenho da Confederação Brasileira de Futebol – CBF na tentativa de modernizar a fim de ter um melhor desempenho da arbitragem e para tornar a decisão da Supercopa um grande espetáculo, foi elogiado pelo presidente da comissão de arbitragem da entidade, Wilson Luiz Seneme.
“Esse modelo de decisão vem ao encontro do que as principais ligas do mundo, como na Inglaterra, Espanha e Holanda, e a própria FIFA tem utilizado. A nova tecnologia proporciona maior justiça esportiva em situações milimétricas. Entendemos que dessa maneira, as decisões dos árbitros serão dentro das expectativas do futebol brasileiro“.
Torcedor poderá acompanhar a revisão
Outra novidade que acontecerá na final da SuperCopa do Brasil e que tem relação com a nova linha de impedimento é que os torcedores poderão acompanhar a revisão ao vivo através de um telão no estádio, igual ao que acontece atualmente nas transmissões de TV.
Dessa forma, não só os telespectadores em casa, como os torcedores presentes no estádio terão a compreensão do que está sendo feito na revisão do VAR e os motivos que levaram ao impedimento ou não do lance.
Revival da final de 2021
As duas equipes que entrarão em campo logo mais, conquistaram a vaga vencendo o Campeonato Brasileiro 2022, Palmeiras e o Flamengo, campeão da Copa do Brasil no ano passado.
O reencontro na tarde do próximo sábado (28), é uma espécie de revival, isso porque o Verdão e o Rubro-Negro já se enfrentaram nesta competição, mas na edição valida pela temporada de 2020, exatamente no mesmo estádio da final atual.
Na ocasião, o vencedor da SuperCopa do Brasil só foi conhecido nas penalidades máximas e apenas nas cobranças alternadas, já que no tempo regulamentar o placar fechou em 1 x 1.
Ao todo foram 9, sendo o time carioca campeão por converter 6 contra 5 dos paulistas, visto que na última cobrança, o jogador palmeirense Mayke não conseguiu converter.
Sem dúvidas, o jogo será intenso repleto de rivalidade e provocações vindas dos dois lados, tanto por jogadores quanto por torcedores.