Na próxima terça-feira (28), o Flamengo enfrenta o Independiente Del Valle pelo 2º jogo da Recopa Sul-Americana. Os brasileiros entram em campo pressionados, após derrota na 1ª partida, em Quito, no Equador, por 1 x 0. Agora, no Rio de Janeiro, os rubro-negros vão lotar o Maracanã mais uma vez, em busca de mais um título e esperando empurrar o time para mais uma virada histórica.
Os próprios jogadores do Mengão não se mostraram tão abatidos, mesmo após perder o primeiro jogo, pois já sabem que podem confiar no fator casa. Essa não é a primeira decisão recente que o Flamengo chega com uma desvantagem para decidir no Maraca. Por exemplo, na Copa do Brasil de 2022, o Rubro-negro enfrentou o Atlético-MG pelas oitavas de final e, em Minas Gerais, o Galo levou a melhor, mas no Maracanã, Gabigol e seus companheiros reverteram a vantagem e saíram com a classificação.
Flamengo venceu 111 vezes em 153 jogos no Maracanã
Não é só a magia da torcida flamenguista que traz confiança ao elenco de que é possível a virada para conquistar a Recopa, mas sim as estatísticas. Desde 2019, ano histórico para o Flamengo, foram 153 partidas disputadas no Maracanã, com 111 vitórias, ou seja, aproveitamento de 72,5%. Além disso, em jogos de copas, contando do mesmo ano, foram 15 triunfos em 21 jogos, mais quatro empates e apenas duas derrotas, mostrando a força em momentos importantes no estádio.
Jogar em casa é uma vantagem para a maioria dos times, mas no caso do Flamengo é ainda mais, pois a média do público nos jogos é algo que impressiona, principalmente em decisões. Mais uma vez a previsão é de casa cheia na decisão dessa terça-feira (28), mais de 60 mil torcedores devem estar no Maracanã apoiando o elenco rubro-negro contra os equatorianos. A média de público do ano passado foi de mais de 44 mil pessoas nos jogos com o Mengão como mandante.
Para se ter uma ideia, o rival Fluminense, que também manda seus jogos no Maracanã, teve uma boa média de público em 2022, passando dos 30 mil torcedores, ainda é bem abaixo dos números do Flamengo. Essa diferença é alavancada exatamente por jogos como essa decisão da Recopa, que levam mais público ao estádio e o Mengão se acostumou a esses grandes jogos, bem como sua torcida.
O 2ª jogo da Recopa Sul-Americana é nessa terça-feira (28), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, com promessa de casa lotada. Para levantar a taça no tempo normal, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença, caso vença por um gol apenas, a disputa vai para os pênaltis, em caso de empate ou derrota, o Indepiendente Del Valle se sagra campeão dentro do Maraca.