Dezesseis anos após ser campeão da Copa do Brasil pela primeira vez, o Flamengo voltaria a comemorar uma conquista na competição novamente em 2006.
Em suma, o bicampeonato do Flamengo viria a partir de um time muito bem treinado, por Ney Franco.
O clube da Gávea fez 12 jogos, dos 12 previstos, conquistando a vitória em oito partidas, perdendo um confrontos e empatando em mais três oportunidades.
Além disso, foram marcados 23 gols, enquanto a defesa do Flamengo foi vazada em 7 oportunidades. Os rivais do Rubro-Negro na competição foram, respectivamente: ASA, ABC, Guarani, Atlético Mineiro, Ipatinga e Vasco.
Vale ressaltar, apesar de ter sofrido uma derrota, o Flamengo foi dominante em todos os confrontos que teve, nas seis fases da Copa do Brasil de 2006.
A campanha do Flamengo no bicampeonato
A campanha do Flamengo começou com uma viagem a Alagoas, onde enfrentou o tradicional ASA. No primeiro jogo, o jogo terminou empatado em 1 x 1.
Na época, vitórias por dois gols de diferença por parte da equipe visitante poupava o segundo jogo nas fase preliminares. O placar não foi suficiente. No entanto, no segundo jogo, o Flamengo venceu por 2 x 1.
Na segunda fase, a classificação veio de maneira tranquila. Um sonoro 5 x 0, no agregado contra o ABC, o primeiro jogou terminou 1 x 0, já o jogo de volta o Flamengo venceu por 4 x 0.
Logo, o Flamengo chegava as oitavas de final, em confronto complicado contra o Guarani. No primeiro jogo, uma vitória tranquila por 5 x 1.
No segundo jogo, o Rubro-negro mesmo perdendo conseguiria a classificação após perder para o Guarani por 1 x 0.
Chegando nas quartas de final, o clube da Gávea enfrentaria o Atlético Mineiro. No primeiro jogo, o Rubro-Negro venceu tranquilamente por 4 x 1.
No segundo confronto, o jogo terminou empatado e não foi o suficiente para eliminar o Flamengo da competição.
Chegando na semifinal, o Ipatinga seria o adversário do clube carioca, definiu um dos finalistas. No primeiro confronto, o Rubro-Negro não venceu, o jogou terminou empatado pelo placar em 1 x 1.
No jogo de volta, o time carioca conseguiu vencer por 2 x 1 e estava em mais uma final da Copa do Brasil.
A grande final
De maneira esperada, o Vasco, chegou a final após eliminar grandes clubes do futebol brasileiro, como Botafogo-PB, Iraty, Criciúma, Volta Redonda e Fluminense.
O primeiro jogo da final ocorreu no dia 19 de julho de 2006, em um Maracanã cheio, com 43.955 torcedores nas arquibancadas.
No entanto, o clássico foi bastante equilibrado, mas Obina e Luizão marcaram para o Flamengo e assim o Rubro-Negro saiu em vantagem no primeiro jogo da final, vencendo por 2 x 0.
A segunda partida da final foi disputada no dia 26 de julho, novamente no Maracanã. Cerca de 45 mil pessoas acompanharam o jogo nas arquibancadas.
O Vasco foi valente e até tentou abrir o placar, mas quem acabou abrindo o placar e vencendo a partida foi o Flamengo, Juan marcou o gol que daria o bicampeonato da Copa do Brasil para o Rubro-Negro.
Foto destaque: Reprodução/Flamengo