O ambiente no Ninho do Urubu passou por uma mudança positiva com a saída do técnico Jorge Sampaoli, e o clima mais leve e animado voltou a prevalecer no centro de treinamento do Flamengo. Enquanto aguarda o desfecho das negociações com Tite, o Flamengo busca também transformar seu desempenho em campo.
Com quatro jogos sem vencer, o time está determinado a iniciar uma recuperação no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 16h (horário de Brasília), enfrentará o Bahia no Maracanã, de olho na vaga para a Conmebol Libertadores de 2024.
Após sete participações consecutivas na principal competição continental (incluindo dois títulos nesse período), o Rubro-Negro enfrenta a possibilidade de não se classificar para a Libertadores, algo que não ocorre desde 2016. Atualmente, o time ocupa a sétima posição, fora da zona de classificação direta para a Libertadores. Com 42 pontos em disputa, é importante entender os cenários possíveis para a obtenção de uma vaga
Flamengo depende de si para garantir vaga na Libertadores
O Flamengo possui 40 pontos em 24 jogos, o que representa um aproveitamento de 55,5% no Brasileirão até o momento. Se o time mantiver essa média, conquistará mais 23 pontos, totalizando 63. Nos últimos anos, essa pontuação sempre garantiu a classificação para a Libertadores.
No entanto, é importante ressaltar que os 63 pontos não seriam suficientes para assegurar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Nas edições de 2018, 2019 e 2020, essa pontuação teria levado apenas à fase pré-Libertadores. Portanto, o Flamengo precisaria melhorar seu desempenho atual para evitar qualquer risco.
Dado o cenário em que o São Paulo, vencedor da Copa do Brasil, e o Corinthians e Fortaleza, únicos times brasileiros ainda na Copa Sul-Americana, também estão fora do G-6, a situação atual não cria uma vaga adicional via Brasileirão. Além disso, entre os semifinalistas da Libertadores, o Internacional está abaixo do Flamengo na tabela.
Assim, no cenário atual, a transformação do G-6 em G-7 só seria possível se o Fluminense ou o Palmeiras ganhassem a Libertadores, o que poderia causar alguma tensão entre os torcedores do Flamengo. O primeiro é um rival tradicional no Rio de Janeiro, enquanto o segundo se tornou um concorrente de destaque em âmbito nacional nas últimas temporadas.