Em jogo de portões fechados, o Fluminense venceu o Ceará por 1 x 0, nesta segunda-feira (31), no Castelão, em partida que abre a 35ª rodada do Brasileirão.
Assim, o Fluzão garantiu sua vaga na Libertadores de 2023, com três rodadas de antecedência para o fim do campeonato.
O gol de Germán Cano garantiu a vitória Tricolor, e o Vozão viu sua situação no Campeonato Brasileiro se complicar. Contudo, o Fluminense chega aos 61 pontos e segue na 4ª posição, enquanto o Ceará permanece na 17ª posição, com 34 pontos.
Conteúdo
Ceará x Fluminense – Melhores Momentos
1º tempo
A partida começou movimentada. Tanto que nos primeiros minutos, o Ceará e o Fluminense criaram duas vezes cada para abrir o placar no Castelão.
Aos 3′, Arias fez boa jogada pela esquerda e tocou para trás para Cano. O argentino arriscou de fora da área, mas a bola bateu pelo lado de fora da rede.
No minuto seguinte, Cléber recebeu passe na frente e saiu na cara do gol. O atacante não pegou bem na bola e chutou para fora.
Aos 6′, após tabela de Martinelli e Ganso, Cano recebeu bolão do camisa 10, dominou, fez o giro e chutou para o gol, mas a bola foi para fora. Essa foi a primeira oportunidade clara desperdiçada pelo Flu no jogo.
A saber, nos primeiros 15 minutos o jogo teve o Fluminense com mais posse (67% a 33%), mas o Ceará com mais finalizações (4 a 2).
Já aos 16′, Arias deu bolão para Cano, que acertou a trave. Na sequência, Yago pegou o rebote, mas também acertou a trave.
Em seguida, aos 17′, Martinelli encontrou Cano dentro da área, e o argentino colocou a bola na rede, mas o impedimento do atacante foi marcado.
Contudo, o Ceará teve momentos ofensivos no jogo, mas o Flu chegou com muito mais perigo. A defesa do Alvinegro se perdeu com facilidade. Dessa maneira, Cano teve quatro oportunidades.
Em suma, depois de mais 15 minutos, o Fluminense dominou o jogo. A saber, a posse de bola estava em 70%, já as finalizações viraram (7 a 6), e chances claras também (4 a 2), incluindo 2 bolas na trave.
Sobretudo, o Ceará passou a apostar nos contra-ataques e conseguiu pegar o Flu desprevenido, mas acabou desperdiçando grandes chances.
2º tempo
No segundo tempo, o Fluminense voltou melhor, mas continuava tendo problemas para passar pela marcação do Ceará. Assim, o time carioca ficou em boa situação quando o atacante Cléber foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, aos 11 minutos.
No entanto, antes mesmo da expulsão, Cléber já não ia fazendo uma boa atuação. Em síntese, perdeu oportunidades no 1º tempo, errando passes. Teve nova chance minutos antes do cartão vermelho, mas demorou na tomada de decisão, e no fim da jogada, deu carrinho desnecessário.
Aos 26′, Arias recebeu na entrada da área e arriscou para o gol, Cano fez o desvio, e a bola foi para o fundo da rede. A saber, esse é o 39º gol de Cano em 67 jogos pelo Fluminense. O argentino atingiu a marca de maior artilheiro Tricolor em um mesmo ano no século, agora empatado com Magno Alves.
No finalzinho da partida, o Ceará até tentou pressionar o Flu, mas não conseguiu alterar o placar. Dessa forma, a partida terminou em 1 x 0 para o time visitante.
Próximos jogos de Ceará x Fluminense
Por fim, o Fluminense volta a campo para encarar o São Paulo no sábado (5), às 16h30 (horário de Brasília), no Maracanã. No mesmo dia, o Ceará visita o Corinthians na Neo Química Arena, às 20h30 (horário de Brasília).
Foto destaque: Divulgação/Fluminense