“Mion inaugurou! Fortaleza não foi o pioneiro”; Corinthians já tinha ação inclusiva enaltecida pela web

Neste sábado (29), durante a terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza deu início ao seu projeto de inclusão com pessoas do espectro autista, disponibilizando fones para as crianças que foram assistir à partida no estádio. 

Porém, diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais, o Leão não é o primeiro clube brasileiro a disponibilizar abafadores para seus torcedores autistas, ou praticar a inclusão, desde 2019, o Corinthians tem abraçado a causa, não apenas com a proteção para quem tem hipersensibilidade auditiva, mas também com um espaço com acústica adequada. 

Em 2019, Marcos Mion, apresentador da Rede Globo, inaugurou junto ao clube Alvinegro ambiente de inclusão para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e deficiência intelectual.

Mion é ativo na causa, desde que seu filho Romeu, hoje com 18 anos, foi diagnosticado com TEA, ainda criança. O apresentador está sempre engajado na luta por melhores estruturas de inclusão na sociedade.

O ambiente é todo fechado e adequado sonoramente para as pessoas com TEA, no espaço também é possível fazer atividades lúdicas, como brincar, desenhar ou fazer estruturas com massinhas. 

O torcedor é incluso no ambiente do futebol de várias formas, seja ali dentro do ambiente ou na arquibancada, basta pegar um abafador e ir para o setor destinado a eles. 

Com a iniciativa do clube, torcedores corintianos se uniram e criaram o movimento “Autistas Alvinegros”, um grupo que acolhe tanto crianças quanto adultos que querem ir até a Neo Química Arena assistir ao jogo. 

O movimento foi abraçado pelo goleiro Cássio, que teve a filha mais nova diagnosticada com TEA. Desde então o ídolo Alvinegro trouxe luz à necessidade da inclusão dessas pessoas. 

Para quem deseja conhecer o ambiente, ou levar alguém do espectro, basta entrar no site do Fiel Torcedor e fazer o cadastro, lá a pessoa com TEA, ou deficiência intelectual, tem direito há um ingresso gratuito, somente o acompanhante tem que pagar o valor, ainda assim, meia entrada. 

Outras informações e o passo a passo de como se cadastrar pode ser visto no Instagram: @autistasalvinegros

Jade Gimenez Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 à NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.

[blocksy_breadcrumbs]