Depois de alguns anos com tantas conquistas em tão pouco tempo, o Fortaleza poderá pela primeira vez em sua história, disputará uma partida oficial fora do Brasil – também será a primeira na história de uma equipe cearense. Com a classificação praticamente assegurada na Copa Sul-Americana – 2020, o Tricolor do Pici vai encarar obrigatoriamente uma equipe do exterior, por conta do atual formato da competição sul-americana.
Mas o Fortaleza poderá ir além disso, após a derrota do Corinthians ou Internacional, uma vez que está a quatro e cinco pontos atrás, respectivamente.
A Copa Sul-Americana 2020 tem formato mata-mata, e o sorteio, que acontece dia 23 de dezembro de 2019, no Centro de Convenções da CONMEBOL em Luque, no Paraguai, terá dois potes. Todos os clubes brasileiros estarão no Pote 2, que também tem clubes da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Com isso, o Tricolor de Aço, que está no Pote 2, só poderá enfrentar clubes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
A primeira fase será disputada por 44 equipes, em partidas eliminatórias em ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a regra do gol fora de casa será considerada e persistindo a igualdade, a vaga será definida na disputa por pênaltis.
Apesar de ter atuado em uma edição da Copa Sul-Americana, em 2011, o Ceará deu ‘azar' no formato menos atrativo que participou. Naquele ano, todas as equipes brasileiras se enfrentavam até um pequeno grupo chegar à fase internacional do torneio, ou seja, mesmo participando de um torneio sul-americano, o Ceará não enfrentou equipes de fora do país, pois não avançou na competição.