Contratado em 2021 após uma excelente temporada no La Calera, do Chile, Vojvoda chegou cercado de muitas desconfianças. Ainda desconhecido dos torcedores brasileiros e tendo a responsabilidade de substituir Rogério Ceni, o argentino mostrou o seu trabalho e vem acumulando uma série de recordes pelo Fortaleza e fazendo história com o Leão.
Mosaico monstruoso da torcida do Fortaleza, pela Sul-Americana. Brutal!!🦁
Fortaleza x América-MG – 31/08/2023
📽️: Paramount +pic.twitter.com/4nF1mTaL5a
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) August 31, 2023
Após vencer novamente o América-MG, pela Copa Sul-Americana, o Fortaleza de Vojvoda não apenas avançou de fase, como chegou a uma incrível marca que não era batida desde 1999. O clube cearense se tornou a segunda equipe nordestina a atingir uma semifinal de competição internacional na história.
SEGUIMOS, FAMÍLIA! 🦁🚀#FortalezaEC #Sudamericana pic.twitter.com/CH1ugroPEE
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) September 1, 2023
Fortaleza quebrou o recorde do CSA de 1999
Neste ano o clube alagoano disputou a extinta Copa Conmebol e foi muito bem. Após despachar Vila Nova, Estudiantes de Mérida e São Raimundo, o clube chegou até a final da competição, vencendo a primeira partida da decisão por 4 x 2, mas sendo derrotado por 3 x 0 no jogo da volta. Esta foi a última vez que um time do nordeste chegou tão longe em uma competição internacional, até o Fortaleza quebrar esta marca no jogo desta quinta (31).
Quais times nordestinos foram mais longe na Copa Sul-Americana?
Sport, Bahia (2x) e Ceará chegaram até as quartas de finais, mas nunca foram mais do que isto. O Sport, em 2007 foi eliminado para o Júnior de Barraquilla da Colômbia, enquanto o Bahia caiu para o Athletico-PR em 2018 e Defensa y Justicia em 2020. Enquanto isto, o Ceará, rival do Fortaleza, chegou até as quartas na temporada passada, mas caiu para o São Paulo. Aliás, o Fortaleza se torna neste momento a primeira equipe da região a chegar nas semifinais da Copa Sul-Americana na história.
HISTÓRICO!
Com a classificação para a semifinal da Sul-Americana, o Fortaleza registrou a melhor campanha de um time nordestino em uma competição internacional no Século XXI.
A melhor campanha da história pertence ao CSA, que foi vice-campeão da Copa CONMEBOL em 1999, contra o… pic.twitter.com/a2aaoXsoV7
— Goleada Info (@goleada_info) August 31, 2023
Como foram as equipes nordestinas em outras competições internacionais?
O Bahia foi o primeiro clube do Nordeste, em 1960, a disputar uma Libertadores, mas foi eliminada na primeira fase. O Tricolor de Aço esteve em três oportunidades no torneio, segundo que o melhor resultado aconteceu em 1989, quando chegou nas quartas de finais e foi eliminado para o Internacional. Em seguida vem o Sport, com duas participações e nunca passou das oitavas de finais do torneio.
O gol que colocou o Sport no mata-mata da Libertadores
Vandinho aproveita desvio do chute de Luciano Henrique e dá uma 'voadora' na bola, virando o jogo e classificando o Leão para as oitavas
Destaque pro lançamento de Dutra no começo da jogada
Sport 2×1 Colo-Colo – 22/4/2009 pic.twitter.com/ME8a1pTi4v
— Sport na memória l FAN ACCOUNT (@SportMemoria) August 30, 2023
O Náutico, em 1968, também esteve presente no torneio e foi eliminado na primeira fase, após fazer mais substituições do que o permitido e ser punido com perda de pontos. Aliás, se não fosse a punição, o time teria ido mais adiante na Libertadores. Por fim, o Fortaleza foi para duas edições da competição, mas nunca avançou para as oitavas de finais,