HISTÓRICO! Fortaleza quebra marca que durava mais de 20 anos

Contratado em 2021 após uma excelente temporada no La Calera, do Chile, Vojvoda chegou cercado de muitas desconfianças. Ainda desconhecido dos torcedores brasileiros e tendo a responsabilidade de substituir Rogério Ceni, o argentino mostrou o seu trabalho e vem acumulando uma série de recordes pelo Fortaleza e fazendo história com o Leão.

Após vencer novamente o América-MG, pela Copa Sul-Americana, o Fortaleza de Vojvoda não apenas avançou de fase, como chegou a uma incrível marca que não era batida desde 1999. O clube cearense se tornou a segunda equipe nordestina a atingir uma semifinal de competição internacional na história.

Fortaleza quebrou o recorde do CSA de 1999

Neste ano o clube alagoano disputou a extinta Copa Conmebol e foi muito bem. Após despachar Vila Nova, Estudiantes de Mérida e São Raimundo, o clube chegou até a final da competição, vencendo a primeira partida da decisão por 4 x 2, mas sendo derrotado por 3 x 0 no jogo da volta. Esta foi a última vez que um time do nordeste chegou tão longe em uma competição internacional, até o Fortaleza quebrar esta marca no jogo desta quinta (31).

Quais times nordestinos foram mais longe na Copa Sul-Americana?

Sport, Bahia (2x) e Ceará chegaram até as quartas de finais, mas nunca foram mais do que isto. O Sport, em 2007 foi eliminado para o Júnior de Barraquilla da Colômbia, enquanto o Bahia caiu para o Athletico-PR em 2018 e Defensa y Justicia em 2020. Enquanto isto, o Ceará, rival do Fortaleza, chegou até as quartas na temporada passada, mas caiu para o São Paulo. Aliás, o Fortaleza se torna neste momento a primeira equipe da região a chegar nas semifinais da Copa Sul-Americana na história.

Como foram as equipes nordestinas em outras competições internacionais?

O Bahia foi o primeiro clube do Nordeste, em 1960, a disputar uma Libertadores, mas foi eliminada na primeira fase. O Tricolor de Aço esteve em três oportunidades no torneio, segundo que o melhor resultado aconteceu em 1989, quando chegou nas quartas de finais e foi eliminado para o Internacional. Em seguida vem o Sport, com duas participações e nunca passou das oitavas de finais do torneio.

O Náutico, em 1968, também esteve presente no torneio e foi eliminado na primeira fase, após fazer mais substituições do que o permitido e ser punido com perda de pontos. Aliás, se não fosse a punição, o time teria ido mais adiante na Libertadores. Por fim, o Fortaleza foi para duas edições da competição, mas nunca avançou para as oitavas de finais,

 

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]