O Fortaleza está na Conmebol Libertadores de 2023. Neste domingo (13), o time de Juan Pablo Vojvoda venceu o Santos, na Vila Belmiro, por 2 x 0, contou com tropeços de América-MG e Botafogo, e ficou com a última vaga para a competição sul-americana no próximo ano.
A equipe, que chegou a ser lanterna da competição por 14 rodadas e esteve na zona de rebaixamento por 20 jogos, terminou a competição no 8° lugar, com 54 pontos.
Sobretudo, o Santos ficou na 12ª posição, com 47 pontos, e vai para a Sul-Americana. Dessa forma, o Alvinegro Praiano ficou pelo segundo ano consecutivo fora da Libertadores.
Santos x Fortaleza – Melhores Momentos
1º tempo
A equipe do Fortaleza começou o jogo comandando as ações ofensivas. Aos sete minutos, o time levou perigo após cruzamento de Zé Welison para Juninho Capixaba, livre na área, mas o lance foi paralisado por impedimento.
Aos 9′, Zé Welison roubou a bola no campo de ataque, trocou passes com Pedro Rocha e tentou chute sem muito ângulo. A bola passou perto da trave e saiu em tiro de meta.
Dois minutos depois, Romarinho cruzou da ala direita e achou Pedro Rocha, que cabeceou por cima do gol.
Já aos 14′, Marcos Leonardo afastou o cruzamento e Hércules arriscou de primeira, sem nem deixar a bola cair. O chute passou à direita do gol santista.
A pressão visitante, no entanto, continuou logo na jogada seguinte, quando Galhardo cabeceou de peixinho sozinho na pequena área, mas errou o alvo.
A melhor chance da primeira etapa veio aos 35 minutos e foi do Fortaleza. Com Maicon falhando em lançamento de Juninho Capixaba e Pedro Rocha partindo em disparada para o ataque. O camisa 32 invadiu a área, cortou a marcação e soltou o pé, mas João Paulo fez uma grande defesa para impedir o gol.
2º tempo
Na volta do intervalo, o Santos subiu de produção e começou a ter mais presença no campo de ataque. O time da casa, no entanto, não conseguiu chances de perigo.
Contudo, apesar do maior equilíbrio nos minutos iniciais, quem balançou as redes primeiro foi o Fortaleza, aos 20 minutos. Após jogada ensaiada em cobrança de falta, Thiago Galhardo aproveitou desvio de Juninho Capixaba e cabeceou sozinho dentro da pequena área para abrir o placar. A arbitragem anulou o lance por impedimento, mas o árbitro de vídeo entrou em ação e validou o gol.
Os santistas sentiram o gol e foram ao ataque em busca de uma reação. Aos 28 minutos, Carabajal teve boa chance pelo lado esquerdo da área, com liberdade, mas tentou o chute de primeira e acabou mandando em cima de Fernando Miguel.
No entanto, aos 34′ veio o segundo gol do Fortaleza. Após chutão da defesa, a bola ficou com Romero na entrada da área. O atacante segurou a bola, viu a passagem de Moisés e deu nas costas da zaga, para seu companheiro de ataque que só tirou do goleiro.
Com a derrota em casa, a torcida do Santos iniciou protestos nas arquibancadas antes mesmo do apito final.
Foto destaque: Divulgação/Fortaleza