A França, classificada para as oitavas de finais da Copa do Mundo, vai entrar com ação junto à Fifa pelo gol anulado de Griezzman aos 44′ da etapa final, na derrota por 1 x 0 para a Tunísia na última quarta-feira (30), pela 3ª rodada do grupo D. Na ocasião Didier Deschamps optou pelos reservas em campo. Antoine Griezzman e Kyllian Mbappé entraram no segundo tempo da partida.
Comunicado da Federação Francesa de Futebol
No momento, a Federação Francesa de Futebol (FFF) está a redigir os termos da queixa a ser apresentada à Fifa, nas 24 horas seguintes ao jogo, pode ler no comunicado divulgado pelo organismo que superintende o futebol gaulês. Os franceses consideram que a anulação decidida pelo árbitro neozelandês Matthew Conger, depois de ter apitado para o fim da partida.
Posteriormente, consultar o VAR. De acordo com a entidade, foi um erro.
“Quando é feito o cruzamento, estou fora de jogo, mas nada aconteceu e eu disse ao árbitro que não tinha intenção de me fazer à bola. Como o defesa [tunisino] cortou mal a bola, eu retomei a jogada”, explicou Griezmann no final da partida.”
Dechamps sem explicação
Por seu lado, o treinador Didier Deschamps pediu explicações à equipe de arbitragem no final do jogo, mas, segundo ele, não as obteve.
“Espero que me respondam com o regulamento. Não conheço todos os regulamentos, mas não me souberam explicar. O árbitro apitou para o final do jogo e retomou-o de um momento para outro. Não sei se se pode fazer isso. Tenho de perguntar. Se alguém aqui tiver o telefone do Collina…”, brincou Deschamps, numa referência ao antigo árbitro italiano que dirige o corpo arbitral da FIFA.
O árbitro tinha apitado para o final do jogo, e, depois de anular o gol, seguiu a partida. O empate teria evitado a primeira derrota da França num Mundial desde os quartos-de-final da edição de 2014, frente à Alemanha, disputado em solo brasileiro, mas nem por isso os ‘bleus’ deixaram de ficar em primeiro lugar no Grupo D, enfrentando a Polónia, segundo classificada do Grupo C, nos oitavos de final.
Foto destaque: EPA/Noushad