“Free Palestine”: a mensagem que torcedores árabes levam consigo para os jogos da Copa do Mundo

Nesta edição da Copa do Mundo, muitas coisas têm chamado a atenção do mundo, e uma delas é a de torcedores árabes exibindo faixas com a bandeira da Palestina nos jogos.

Os torcedores tunisianos, no jogo contra a Austrália, ficaram em silêncio por um segundo no início do segundo tempo para exibir uma mensagem. Um enorme bandeirão foi estendido nas cadeiras do estádio, com a mensagem “Free Palestine”. A nação, que luta por reconhecimento que já veio no futebol, une os países árabes na Copa do Mundo de 2022.

As cores da bandeira palestina se misturam com as cores das bandeiras em cada jogo de uma seleção árabe no mundial do Catar, especialmente nos da Tunísia. Os torcedores de outros países da região, que não se classificaram para a Copa, aproveitam para prestigiar o torneio e apoiar a causa.

Muitos torcedores palestinos, egípcios, argelinos, marroquinos, sauditas e cataris carregam a bandeira, e muitos cachecóis com a frase “Liberte a Palestina” são vistos entre os fãs.

Reconhecimento da Palestina no futebol

A Palestina não é um estado soberano no cenário da política internacional, mas tem sua federação de futebol. A seleção palestina ficou em terceiro do Grupo D da segunda fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo e acabou por não conseguir se classificar.

Palestina também participou do torneio organizado pela FIFA no Catar. A Copa Árabe foi como uma preparação para a Copa do Mundo. A seleção participa das eliminatórias desde o torneio qualificatório para o mundial de 2002.

Torcedores dizem que a Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para atrair a atenção do Ocidente para o tema. E para mostrar que é possível a união no Oriente Médio.

A Palestina é o 33º país da Copa do Mundo. A Palestina existe. É isso que queremos mostrar. A Palestina está lá, amamos a Palestina, a Palestina está no nosso sangue”, disse um torcedor.

Dicilaine Santos Dicilaine Santos

Amo falar sobre e assistir futebol, faço faculdade de jornalismo e quero ser jornalista esportivo,sou bem carismática e nas horas vagas amo ler livros.

[blocksy_breadcrumbs]