Em um longo jejum, a última vitória do Santos sobre o Palmeiras foi em outubro de 2019. Desde então, a equipe santista só conseguiu dois empates, perdendo todos os outros nove jogos. Além disso, vem de uma sequência de oito derrotas para o rival.
Odair Hellmann tem a complicada missão de fazer o Peixe ganhar do clube palmeirense de novo. Algo que outros sete técnicos tentaram e falharam. Na última vitória, o time santista era comandado por Jorge Sampaoli, hoje no Flamengo.
Em momentos opostos, o Palmeiras ainda é o favorito, com uma sequência de 12 jogos sem perder. Enquanto o Santos vem de duas vitórias e um empate. No entanto, o fator casa pode ajudar o Peixe, que ainda não perdeu jogando como mandante em 2023.
Técnicos do Santos nesse jejum
Logo após Sampaoli, o primeiro técnico a enfrentar o Palmeiras foi Jesualdo Ferreira. Com apenas um clássico, conseguiu um empate sem gols.
Cuca veio em seguida, amargando mais um empate, contudo, sofrendo duas derrotas. Sendo que uma delas talvez tenha sido na partida mais importante na história do clássico: a final da Copa Libertadores, de 2020. Na ocasião, o Alviverde saiu com a vitória por apenas 1 x 0.
Dois técnicos interinos também estiveram no comando santista durante o clássico. Marcelo Fernandes, perdeu por 3 x 2, e Orlando Ribeiro, derrota por apenas 1 x 0.
Também foram treinadores do Santos, Fernando Diniz, Fábio Carille e Fabián Bustos. Os dois primeiros foram superados uma vez cada, por 3 x 2 e 2 x 0, respectivamente. Enquanto o argentino passou por dois clássicos, com duas derrotas, ambas por 1 x 0.
Como Odair Hellmann está no comando do Peixe desde o começo da temporada, já enfrentou o Palmeiras no Paulistão. O jogo foi no Morumbi e terminou em 3 x 1 para o rival. Em uma segunda oportunidade, o técnico quer acabar com a freguesia.
Na 7ª posição, com 10 pontos, o Santos enfrenta o Palmeiras nesta noite de sábado (20), às 21h (horário de Brasília), pela 7ª rodada do Brasileirão.