O Flamengo terá a semana livre para treinamentos visando a próxima rodada do Brasileirão. Na 3ª posição da tabela, com 35 pontos em 20 rodadas, a equipe de Jorge Sampaoli continua na caça ao líder, Botafogo.
Com um elenco recheado de estrelas, uma das esperanças da Nação Rubro-Negra é Gabigol. Ídolo da torcida, o atacante é o titular da posição no ataque. Entretanto, o desempenho do camisa 10 tem deixado a desejar.
Isso porque um estudo comprovou que Gabigol é pior jogador do Brasileirão 2023 em rendimento ofensivo.
Gabigol abaixo do esperado no Brasileirão 2023
Segundo dados do portal estatístico Data Fut, Gabigol é o pior jogador do Brasileirão 2023 em eficiência no ataque. A métrica analisa a quantidade de gols que um jogador deveria ter com base nas chances que ele teve.
O estudo mostrou que o camisa 10 do Flamengo desperdiçou 4,2 gols ao longo da competição. Os números mostram a dificuldade que o atacante tem em converter oportunidades claras.
Quem vem logo atrás entre os piores em rendimento ofensivo nesta Série A é Thaciano, do Bahia, que marcou três gols a menos do esperado. Alex Teixeira (2,8), do Vasco, Paulinho (2,5), do Atlético-MG, e Lelê (2,2), do Fluminense, completam o top-5 do Data Fut.
Vale lembrar que Gabriel Barbosa balançou as redes cinco vezes neste Brasileirão, sendo quatro delas de pênalti. Ou seja, ele marcou apenas um gol no campeonato pelo Rubro-Negro com a bola rolando.
Em 2023, o camisa 10 voltou a jogar como centroavante nos jogos, diferente do que acontecia no ano passado, quando o atacante atuava mais afastado da grande área para Pedro assumir a função de finalizador.
Gabigol é o pior jogador do Brasileirão 2023 na estatística de eficiência ofensiva (Gols – Gols esperados).
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) August 22, 2023
5 piores:
1. Gabigol (Flamengo): -4.2
2. Thaciano (Bahia): -3.0
3. Alex Teixeira (Vasco): -2.8
4. Paulinho (Atlético-MG): -2.5
5. Lelê (Fluminense): -2.2
🗞 @DataFutebol… pic.twitter.com/3C4rofaqqy
Ao todo, Gabigol disputou 45 jogos neste ano, anotou 20 gols e distribuiu quatro assistências. Já o camisa 9 do Flamengo balançou as redes adversárias em 27 oportunidades até aqui.
Apesar de ser considerado o pior jogador do Brasileirão 2023 na eficiência ofensiva, o atacante negocia sua renovação de contrato com a diretoria rubro-negra, sendo que o atual vínculo vai até o final da próxima temporada.
A ideia do Flamengo é estender o contrato do camisa 10 até dezembro de 2029. As conversas seguem em andamento. Gabigol, por sua vez, quer provar que não está entre os piores da Série A em rendimento no ataque.