Todos os olhos dos amantes brasileiros de basquete estão focados no desempenho dos atletas brasileiros na Summer League. Conhecida por ser uma competição de pré-temporada, o torneio é usado pelas franquias para analisar jovens promessas que podem ocupar uma vaga de destaque nas equipes na temporada regular da competição. Além disto, outros nomes que precisam recuperar seu espaço, também disputam o torneio preparatório.
Gui Santos hoje contra o Pelicans na Summer League
29 minutos
13 pontos
3 rebotes
1 roubada de bola
FG: 3-9
3PT: 1-5 pic.twitter.com/MJvgyXItAq— NBA do Povo 🏀🇧🇷 (@NBAdoPovo) July 10, 2023
Na atual temporada, três brasileiros disputam a competição. Gui Santos pelo Golden State Warriors, Márcio Santos pelo Atlanta Hawks e Yago dos Santos, do Chicago Bulls. Apesar da alta expectativa em cima dos nomes, apenas Gui Santos e Yago dos Santos teve um desempenho muito bom e deve ganhar chance na NBA.
Brasileiros brigam por uma vaga na NBA
Apesar de apresentar problemas defensivos nas últimas partidas, Gui Santos vem demonstrando uma qualidade impressionante e vem chamando a atenção com a camisa do Golden State Warriors. Na última partida, em 29 minutos, ele marcou 13 pontos, teve três rebotes e uma roubada de bola, um desempenho abaixo, mas mesmo assim uma boa atuação.
Já Yago dos Santos fez sua primeira partida pelo Chicago Bulls e foi bem. Com alta expectativa, ainda mais por ter sido MVP do Campeonato Alemão, pelo Ulm, o brasileiro fez a partida muito boa. Em 19 minutos foram nove pontos, quatro rebotes e cinco assistências. O Chicago Bulls que derrotou o Toronto Raptors por 83 a 74.
Já Márcio Santos vive uma situação bastante delicada. Escolhido pelo Atlanta Hawks, ele ficou de fora em duas oportunidades por questões técnicas e, se continuar neste ritmo, dificilmente irá conseguir uma vaga na NBA da próxima temporada. Se não atuar diante do Timberwolves, a tendência é que Santos vá para a G-League no próximo ano, uma liga de desenolvimento da NBA.
Quando será a próxima partida dos brasileiros?
Nesta terça-feira (11), apenas uma brasileiro irá ter um compromisso com sua equipe. O Chicago Bulls de Yago dos Santos irá encarar o Sacramento Kings, às 23h (no horário de Brasília). Enquanto isto, na quarta-feira (11), o Atlanta Hawks irá enfrentar, às 17h, o Minnesota Timberwolves e o dia com brasileiros em quadra termina com Golden State Warriors enfrentando o Dallas Maverics, às 18h30.