De acordo com as últimas pesquisas da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol – IFFHS, a “LaLiga” é a competição mais difícil de ser vencida no mundo do futebol, seguido pela “Premier League” e pelo “Campeonato Brasileiro”. O campeonato espanhol, inglês e brasileiro estão em uma lista com 90 ligas de países distribuídos pelos quatro cantos do mundo.
A IFFHS se baseou em cima dos desempenhos dos cinco melhores times de cada país, entre torneios nacionais e internacionais para a elaboração do ranking. Em segundo lugar em 2016, Liga Colombiana esse ano despencou para a sexta colocação, isso em virtude de alguns critérios que contaram como pontuação, bem como a disputa da Flamengo.
Criado em 1991 o ranking é todo ano modificado, mas desde sua criação, apenas torneios europeus terminaram o ano na primeira colocação e a Espanha possui a “Liga” que mais vezes ocupou a primeira posição – 12 vezes desde então. A italiana aparece na segunda coloção, com 10 vezes e a inglesa na terceira com 4 vezes no topo da lista.
Confira agora o TOP 10 das ligas mais fortes do mundo:
1ª – LaLiga – Espanha – 1195 pontos;
2ª – Premier League – Inglaterra – 1177 pontos;
3ª – Brasileirão Série A – Brasil – 1134 pontos;
4ª – Serie A – Itália – 950 pontos;
5ª – Ligue 1 – França – 938 pontos;
6ª – Primera A – Colômbia – 918 pontos;
7ª – Superliga – Argentina – 902 pontos;
8ª – Bundesliga – Alemanha – 815 pontos;
9ª – Apertura e Clausura – Paraguai – 721 pontos;
10ª – Premier League Russa – Rússia – 689 pontos.
Fonte: Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.