E ela está de volta, sem paralisações por hora em decorrência da COVID-19 e em seu formato tradicional, com 32 clubes participando da fase de grupos. Sim, estamos falando da Copa Libertadores da América, criada em 1960 e atualmente um dos torneios de clubes mais importantes do mundo, ao lado da UEFA Champions League.
Conteúdo
Formatos ao longo dos tempos
Com vários formatos desde sua criação, onde em seus primórdios era conhecida como Copa dos Campeões da América e teve seu nome atual modificado somente em 1965, tendo em sua edição seguinte a inclusão dos vices-campeões nacionais sul-americanos.
No final dos anos 90 teve a inclusão da participação por convite de times mexicanos, ficando assim até 2017, quando a Conmebol instituiu uma reforma no certame que desencorajou os mexicanos a continuarem disputando o torneio.
Tempos modernos
Nos dias de hoje, pelo menos quatro clubes por país participam do torneio aqui em destaque, com Argentina e Brasil colocando seis e sete representantes, respectivamente. No atual formato, a competição mais charmosa da América do Sul conta com três etapas: Preliminar, Grupos e Mata-Mata, .
Na primeira fase seis equipes sobreviventes se juntam aos 26 clubes previamente classificados para a segunda, que é dividida em oito grupos com quatro times em cada. Desses, dois melhores avançam para a terceira fase, também conhecida por mata-mata (oitavas de final, quartas de final e semifinal com jogos de ida e volta), e a grande final, que é disputada em jogo único num local previamente escolhido e decidida geralmente em novembro. O grande campeão é o representante sul-americano na Copa do Mundo de Clubes da FIFA e também na Recopa Sul-Americana do ano seguinte.
O grande campeão
Dentre todos, o grande vencedor da Libertadores da América é o Independiente – da Argentina (que este ano está fora da competição), recordista de títulos do torneio, com sete, dando a Argentina o posto de número 1 como o país com mais conquistas de Libertadores, 25 ao total, com o Brasil sendo o país com maior número de conquistadores da América – 10 clubes brasileiros já conquistaram pelo menos uma vez a taça mais cobiçada no futebol sul-americano, taça essa que até aqui já fora conquistada por 25 clubes diferentes, sendo que 15 desses já a conquistaram mais de uma vez e 6 de forma consecutiva.
Na edição de 2021, os representantes brasileiros são: Palmeiras, Santos.
Confira abaixo os participantes deste ano da Libertadores da América:
Grupos A
- Defensa y Justicia (ARG)
- Independiente del Valle (EQU)
- Palmeiras (BRA)
- Universitario (PER)
Grupo B
- Always Ready (BOL)
- Deportivo Táchira (VEN)
- Internacional (BRA)
- Olimpia (PAR)
Grupo C
- Barcelona de Guayaquil (EQU)
- Boca Juniors (ARG)
- Santos (BRA)
- The Strongest (BOL)
Grupo D
- Fluminense (BRA)
- Junior Barranquilla (COL)
- River Plate (ARG)
- Santa Fé (COL)
Grupos E
- Racing (ARG)
- Rentista (URU)
- São Paulo (BRA)
- Sporting Cristal (PER)
Grupo F
- Argentinos Juniors (ARG)
- Atlético Nacional (COL)
- Nacional (URU)
- Universidad Católica (CHI)
Grupo G
- Flamengo (BRA)
- LDU (EQU)
- Unión La Calera (CHI)
- Vélez Sarsfield (ARG)
Grupo H
- América de Cali (COL)
- Atlético Mineiro (BRA)
- Cerro Porteño (PAR)
- La Guaira (VEN)